domingo, 14 de maio de 2006

Cavalinhos à Toda

Que Ferrari que nada!

Em matéria de cavalinhos empinados, a Porsche tem um charme inconfundível.

Não sei bem explicar porque, mas ao mesmo tempo que acho os carros italianos muito bacanas, cada vez mais admiro a história da marca de Stuttgart.

Acho que isso tem muito a ver com o lendário filme 24 Horas de Le Mans, estrelado por Steve McQueen, que não por acaso "guiava" um dos Porsches da escuderia Gulf de John Wyer, que venciam naquela corrida fictícia as Ferrari 512 oficiais de fábrica.

Não custa nada lembrar que 1970, ano em que o filme foi produzido, marcou a primeira vitória da Porsche em Le Mans - porém, não com esta escuderia (me refiro à Gulf-John Wyer, claro). Os ganhadores foram Dick Attwood e Hans Hermann, num modelo 917 da equipe Salzburg, número 23. Naquela ocasião, dos sete carros que chegaram ao fim da maratona, cinco eram Porsche e os outros dois Ferrari.

Daí pra diante, seguiram-se mais de 2.000 vitórias em todos os cantos do planeta, em todo tipo de competição.

E desde o ano passado, temos por aqui a GT3 Cup Challenge, que estreou com 15 carros e hoje conta com um grid muito bacana, numa média de 20 a 22 inscritos.

No sábado, a convite do pessoal da importadora da Porsche no Brasil (obrigado Bob Keller e Dener Pires, pela atenção e pelo carinho), fui acompanhar in loco mais uma rodada dupla do campeonato. E acabei brindado pelos pilotos com duas corridas interessantes e repletas de acidentes - um deles grave, onde Totó Porto capotou a 180 km/h depois de atravessar um guard rail.

Como lembrança deste sábado veloz, posto duas fotos aqui. A primeira é do carro do atual campeão, Beto Posses. O Porsche a seguir é de Luiz Zattar, vice-campeão de 2005.


Posses foi o vencedor das duas provas do fim de semana.

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