quinta-feira, 1 de junho de 2006

Filmes Velozes III

Se Paul Newman teve seu dia de "herói" em Winning, por que não acontecer o mesmo com Steve McQueen?

O dono dos olhos mais azuis de Hollywood também bancou o piloto - e em outra prova histórica do automobilismo.



As 24 Horas de Le Mans.

Dirigido por Lee H. Katzin, o filme gira em torno de três personagens - Michael Delaney, piloto americano interpretado por McQueen; Lisa Belgetti (a bela Elga Andersen) e Erich Stahler (Siegfried Rauch), alemão rival de Delaney e piloto da Ferrari.

Antes de disputar a edição da prova de 1970 pela Gulf-Porsche, Delaney não pára de pensar no que aconteceu um ano antes, quando rodou na pista e Piero Belgetti bateu no guard-rail, morrendo em seguida. O pior de tudo é que ele depois não consegue esconder a atração pela viúva Lisa, agora na companhia do francês Claude Aurac (Luc Merenda), que também sofre um pavoroso acidente.

Revivendo fantasmas do passado, Delaney perde a concentração e também destrói seu carro numa das cenas mais impressionantes de todo o filme. E ainda demonstra grande espírito competitivo para voltar à prova em outro carro e ajudar os companheiros Larry Wilson (Christophe Waite) e Paul-Jacques Dion (Jean-Claude Bercq) a vencerem o ferrenho duelo contra o esquadrão da Ferrari.

O filme, produzido pela Solar Pictures, tem diversas curiosidades.

A primeira é que o número de extras contratados para fazer figuração foi tão grande que a produtora faliu.

A segunda é que, além de diversas cenas ambientadas na edição de 1970, disputada inteiramente sob chuva, a filmagem teve takes especialmente produzidos bem depois da prova daquele ano, e com diversos pilotos atuando como dublês.

A terceira é que um desses dublês (o piloto e dono de equipe David Piper) sofreu um forte acidente durante as filmagens e foi obrigado a amputar uma de suas pernas.

Os realizadores, nos créditos finais, inseriram um agradecimento ao empenho e à dedicação de David Piper, além de todos os outros pilotos envolvidos com o filme.

Reza a lenda, também, que a Ferrari teria se recusado a emprestar seus protótipos 512S para as filmagens. E que na verdade todos os quatro carros da escuderia de Maranello eram... protótipos Lola!

Se for verdade, foi uma maquiagem muito bem-feita.

E mais uma vez, um maestro francês roubou a cena. Tal como Maurice Jarre em Grand Prix, Michel Legrand compôs uma trilha primorosa para as melhores imagens do filme, que já foi relançado em DVD. E por um preço bem camarada.

5 comentários:

Anônimo disse...

se acha lenda rodrigao?sei la...eu achu que foi verdade,eu li em um artigo da 4 rodas que quando o comendador soube que seus carros seriam derrotados,o mesmo marretou os carros das filmagens.
abraço.

Anônimo disse...

Muito legal esses filmes...
Uma pena q seja tão dificil de encontrar, tanto em video locadoras, quanto aqui na net.
Mas no geral, ja deu pra ter um gostinho de como são os filmes :)
Valeu!

Anônimo disse...

As Ferraris eram Lolas ? putz então deviam ganhar alêm do oscar de efeitos sonoros deviam ganhar tb o de maquiagem e efeitos especias, pq tá simplesmente perfeito, já tinha escutado esta história, pq afinal as Ferraris iriam perder e isso o Comendatore jamais iria concordar, mas na minha versão eles compraram ou alugram as Ferraris "por fora", se essa versão é a correta não sei.

Outra histórias que contam da realização deste filme foi o caso de um membro da equipe que pegou "emprestado" um dos Gulf Porsche para dar umas voltinhas e se exibir para as companhias femininas que ele descolado na cidade, ainda por cima dizem que bêbado !

Vi esse filme pela primeira vez quando era criança, na sessão da tarde, e nunca mais esqueci, só sosseguei quando finalmente pude ter uma cópia dele, só as primeiras cenas da largada já valem o filme.

Link para uma página para quem gosta de carros e Le Mans, onde Pierre Scherri dedicou doze anos a construção de um ferrari 312 PB em escala 1/3 totalmente funcional, e impressionante o nível de detalhes, arrisco a dizer que é uma das réplicas mais perfeitas, senão a mais, jamais criada, vale a pena a visita e ainda tem dois vídeos mostrando os detalhes e o carrinho funcionando, um sonho.

E quem for acesar ligue as caixas de som, pq o bichinho ronca que é uma beleza.

http://www.mps-sportproto.com/en/modeles.php?num=1

abraços a todos

Anônimo disse...

esse corrida contra o destino é um que o cara compra um Willys daqueles velhos e vai participar de corridas de arrancada ? ou eu viajei ? vi um filme assim há muito tempo mas não me lembro o nome.

Inez disse...

Esse eu vi! Muito mais pelos lindos olhos azuis de Steve Mcqueen do que pelas cenas de automobilismo...mas me lembro que na época sai empolgada do cinema...adrenalina pura. Deu vontade de pegar o dvd e assistir de novo..vou procurar!