terça-feira, 6 de junho de 2006

Perdemos a Capacidade de Indignação

Finalmente o Movimento de Libertação dos Sem-Terra, uma dissidência do MST, fez o que já devia ter feito há muito tempo.

Foram protestar no lugar certo, o Congresso Nacional, onde estão os ladrões, os vigaristas e os representantes das oligarquias que vilipendiam o direito à reforma agrária.

Mas como todo protesto tem um limite, a turma deu uma exagerada.

Não precisavam de todo o espetáculo triste que ocorreu hoje em Brasília, onde uma Fiat Uno foi capotada, dezenas de vidros estilhaçados, o sistema de auto-atendimento ao público foi completamente depredado, afora a destruição de luminárias, vasos, lixeiras e cinzeiros.

O grupo queria entregar ao presidente da Câmara, Dep. Aldo Rebelo, uma carta de reivindicações para acelerar o processo de reforma agrária no país. Uma história que, diga-se, se arrasta há décadas. Um governo marcado por inúmeras celeumas a respeito foi o de João Goulart - que como a história conta, não chegou ao fim graças aos militares.

Liderados por Bruno Maranhão, os manifestantes botaram literalmente pra quebrar e Rebelo mandou prender todo mundo. Foram 23 feridos na confusão e ao todo a polícia já fichou 497 entre mais de mil invasores. Alguns foram autuados em flagrante como autores de agressões ou danos ao patrimônio público.

A imprensa já abriu manchetes dizendo que Bruno Maranhão é da executiva nacional do PT. Sabedor disto, o candidato a presidente Geraldo Chuchu Alckmin tratou de responsabilizar o governo pela manifestação e os atos de "selvageria" que ele presenciou - pela TV, é claro, confortavelmente aboletado na sede do partido.

Ora, Alckmin e todos os pré-candidatos dos outros partidos sabem que vão perder a eleição de 1º de outubro. E ainda assim colocam a culpa no PT? Francamente!

É como se o governo Lula precisasse de mais um empurrãozinho rumo ao abismo, no qual nunca vai se meter porque quem é povo está do lado dele.

Duvidam? Como é que agora o Ibope aponta um empate técnico entre ele e o Chuchu EM SÃO PAULO, onde é sabido que o PT tem alto índice de rejeição?

O povo brasileiro, infelizmente, perdeu sua capacidade de indignação.

Não seria a hora de darmos uma resposta a quem acusa o governo de patrocinar mais este espetáculo que foi lamentável, mas fruto também de uma inexistente política agrária e de uma discussão necessária - e que se arrasta há longos anos?

Eu não posso responder pelos outros. Mas respondo por mim. Quem acha que o PT sai do governo federal vai quebrar a cara.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Achei o protesto (não a causa, mas a forma animalesca de protestar) extremamente injustificável.

È o tipico caso de "o certo passou a ser o errado".

E o que eu sinceramente não entendo, talvez pela minha cada vez maior indiferença perante os políticos: se o presidente da Camara é do PC do B, se o presidente e seus ministros são da coligação, o diálogo de um representante de um grupo (como o MST, MLST...) que é filiado ao PT não deveria ser mais fácil?

Abraços!