segunda-feira, 12 de junho de 2006

GO AUSSIE, GO!!!


O grupo do Brasil deu a largada com Austrália x Japão.

E como torci, vibrei e comemorei com a virada dos Aussies, que conquistaram sua primeira vitória numa Copa do Mundo!

Por motivos óbvios, aliás, um: Zico.

Eu não sou Flamengo. Não acho que ele seja um Deus da bola como a torcida rubro-negra apregoa. E se ele é Deus dessa seita fanática, eu sou ateu.

Pela seleção brasileira, embora tenha feito muitos gols, o que ele ganhou em 10 anos?

Perdemos duas Copas com ele em campo, diversas edições da Copa América e outros torneios menos votados. Ele só jogou bem em amistosos e partidas sem muita importância.

Idolatrado no Japão, ele foi escolhido para orientar uma seleção com bons valores individuais, mas que tem grandes deficiências - especialmente a zaga, de estatura baixíssima e o goleiro Kawaguchi, que é bom em bolas rasteiras e fraco nas saídas de gol.

Do outro lado, a Austrália tem um técnico respeitado e consagrado. Guus Hiddink levou a Holanda e a Coréia à quarta posição, respectivamente, nas Copas de 98 e 2002. Treina o PSV, um dos times mais importantes da Europa. E ainda tem como auxiliar o craque Johan Neeskens, que já assinou com o Barcelona para trabalhar ao lado de outro holandês, Frank Rijkaard.

É verdade que o estilo de jogo da seleção da Oceania mais se assemelha ao inglês, com o uso do famoso "quick and rush" (o chuveirinho), centrando bolas para os grandalhões Viduka e Kennedy. Mas há jogadores inteligentes, com bom toque de bola, como Bresciano e Kewell, o craque do time, ainda meia-bomba em razão de uma recente contusão.

A vaca da Austrália estava indo para o brejo até os 39 minutos do segundo tempo - e o gol japonês, marcado por Nakamura, foi irregular pois houve falta dupla de ataque no goleiro Schwarzer - quando Kawaguchi, autor de duas ótimas defesas em cobranças de falta, caçou borboletas (provavelmente até agora) e a bola vadia sobrou para Cahill empatar o jogo.

Cahill foi uma das apostas de Hiddink para a segunda etapa, entrando no posto de Bresciano e o gol mostrou que o técnico fora muito bem-sucedido. E ficou ainda melhor quando o mesmo Cahill soltou uma bomba que bateu na trave e entrou, fazendo a torcida Aussie ir ao delírio em Kaiserslautern.

Com os japoneses entregues, Aloisi fechou o caixão aos 48 minutos, decretando a primeira virada da Copa, os três primeiros gols da seleção e a primeira vitória australiana num Mundial.

E não é que o amigo Gato Mestre tinha razão?

Eles têm a jogadinha canguru!

Abre o olho Brasil!

2 comentários:

Anônimo disse...

digo q a australia deve se bater com a croácia pela segunda vaga desse grupo.o japão é fraco e ñ deve ganhar da croácia.o brasil tem q se preocupar com a australia.

Anônimo disse...

Zico com a seleção era tão pé-frio quanto Tele Santana. Apesar de ambos serem pessoas de caráter não eram os monstros sagrados que pregam aí. O Zagallo (que por muitos extracampo totalmente ridículos é perseguido pela imprensa esportiva sensacionalista metida a séria) e o Ronaldo Fenômeno são muito mais importantes são muito mais importantes para a história do nosso futebol que esses dois ícones da geração perdida dos anos 1980.

Não tenho a mínima saudade daqueles times de 1982 e 1986. Hoje somos bem melhores que eles nem compara.

Flavio Ruiz