sábado, 10 de junho de 2006

Pequenos exercícios de gatomestrice

É, a Copa começou... como diz um conhecido locutor, "haaaaaaaaaaaaja coração amiiiiiiiigo!"

E que os torcedores do país anfitrião se preparem, porque vão sofrer com o time de Klinsmann.

A zaga formada por Mertesacker e Metzelder é muito ruim! E conseguiram a façanha de levar dois gols do time mais limitado dos quatro que estiveram em campo na rodada inaugural.

A Costa Rica respeitou demais a Alemanha. Se houvesse um jogador criativo, com lampejos de lucidez, hummmm... sei não viu?

Talvez os ticos pudessem sair de Munique comemorando um histórico empate.

Enfim, como nada nessa vida é perfeito, a vitória da Alemanha serviu para a imprensa cair matando menos em Klinsmann, que enquanto técnico foi um grande jogador da seleção.

E ele há que agradecer a Miroslav Klose, o matador dos teutônicos e, principalmente, aos golaços de Lahm e Frings.

Aliás, sobre o gol deste último, o antigo lateral da seleção Nelinho, dono de um canhão respeitável no pé direito, disse que ele "errou o chute".

- Porque não vai fazer um gol como esse tão cedo.

Já o outro jogo disputado ontem, entre Polônia e Equador, foi muito meia-boca.

Os polacos invadiram Gelsenkirchen e, como muitos que gostam de futebol, certamente saíram desapontados da Arena da Modernidade.

Falta à seleção treinada por Pawel Janas o necessário para se praticar um bom futebol: objetividade, improviso, criatividade e finalizações - embora duas bolas explodissem nas traves do goleiro Mora - que só se destacou pela pintura da bandeira em seu rosto.

Longe vão os tempos de Lato, Boniek, Smoralek, Szarmach e Deyna, expoentes de uma fabulosa geração que entre três Copas do Mundo chegou em duas nas três primeiras posições.



O Equador, que não é essa coca-cola toda como seleção, venceu jogando pro gasto. O forte deles são as jogadas pelo lado direito, com o lateral Ulises de la Cruz arriscando subidas e batendo laterais como se fossem cobranças de escanteio. Foi assim que saiu o primeiro gol da equipe sul-americana, marcado por Carlos Tenório.

O técnico Luis Suarez é inteligente. Usa a base da LDU, que está nas quartas-de-final da Libertadores e é um time tinhoso de ganhar.

Sei não, mas a classificação do Grupo A está próxima de se definir a favor de Alemanha e Equador.

Nenhum comentário: