quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Varandão da saudade

Esse é um post para os "Matreiros" ou "Matracatricas"... já percebi que tem vários que postam por aqui.

Eu, como muitos apaixonados por automobilismo, sou louco pelo ronco do motor Matra V12 que todo mundo diz que era facilmente reconhecível a qualquer distância.

A marca francesa só teve sucesso na Fórmula 1, ironicamente, quando correu com o motor Cosworth V8 e seus carros eram alinhados por Ken Tyrrell. Foram campeões mundiais com Jackie Stewart, mas depois os resultados nunca mais foram os mesmos.

Entretanto, nos protótipos é que os bleus fizeram a festa, depois que o 917 da Porsche foi varrido do mapa.

Se em 1972 a Ferrari deitou e rolou, nos anos seguintes, o MS670 e suas variações e pilotos deram o troco.

François Cévert, Henri Pescarolo, Gérard Larrousse, Jean-Pierre Jarier, Jean-Pierre Beltoise, Chris Amon, Graham Hill, Jean-Pierre Jabouille, Jean-Pierre Jaussaud, François Migault, Bob Wollek, José Dolhem... estes foram os pilotos que guiaram a máquina francesa. Exceto Hill e Amon, todos eram "da casa".

Aqui abaixo, é Jean-Pierre Jarier quem guia a Matra na versão MS670C com periscópio no motor, para vencer as 6 Horas de Watkins Glen de 1974, em dupla com Beltoise.

Vai andar rápido assim lá em Paris!

6 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Matra pra mim é o máximo, inclusive não as coloco como comparativo entre a Ferrari, Lola, Ford, Alfa, etc. Todas são magníficas , mas a Matra, pra mim é o Fluminense no Automobilismo...pode ter todos os citados,mas foi e é fantástica.

Anônimo disse...

Parabéns rapaz!

Ronco de um Matra é uma dádiva de Deus. Sou um pouco novo, mas desde pequeno, quando escuto um ronco de um Matra pelos vídeos que vi, arrepio-me todo!

Tem no youtube, um video do Jacques Laffite guiando um Ligier Matra em Monza, no ano de 1978. Sensacional!

Um Abraço,
Mec.

Anônimo disse...

Em 72 não tivemos a briga entre Matra e Ferrari ,pois a Matra só correu Le Mans e justamente nesta prova a imbativel Ferrari não correu.
Sorte da Matra!Hehehe!

Jonny'O

Anônimo disse...

Rodrigo se quiser depois eu te envio umas fotos pelo seu e-mail do orkut do François Cévert correndo pela Matra nos protótipos e na F-1.

Por coincidência o francês faz aniversário no mesmo dia que meu irmão mais velho que nasceu dois ano depois da morte do piloto.

Wallace Michel

Anônimo disse...

para quem tem o filme le mans, logo apos a largada tem uma sequencia em que passa e se deistingue bem o ronco primeiro do 917, depois da 512, em seguida passam alfa romeo e matra.
se ouve o ronco do matra fechando a cena enquanto elfor e sifert disparam la na frente.

Anônimo disse...

link para as fotos:

http://www.forumfaster.com.br/nuke/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=3161

Wallace Michel