terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Le Mans é logo ali...

O Automóvel Clube do Oeste acabou com a choradeira. Depois de ver e rever 76 pedidos de inscrição, o comitê de seleção mandou treze deles para casa e separou 63 para a disputa das 24 Horas de Le Mans deste ano.

Cinqüenta e cinco veículos titulares e oito reservas foram divulgados hoje pela imprensa européia, através do comunicado do ACO. Entre eles, pouquíssimas surpresas e algumas constatações interessantes.

Na LMP1, tirando a Lavaggi, o lote é praticamente o mesmo da Le Mans Series, com a adição da fortíssima equipe Audi. A "Divisão Panzer" de Ingolstadt vai com três carros para o maior evento de longa duração do mundo e assim combater os Peugeot 908 HDi FAP. Correm por fora todos os outros concorrentes com motores Judd V10 de 5.500 cilindradas cúbicas, além do Lola-Audi Turbo da Swiss Spirit.

A divisão P2 tem menos concorrentes locais do que em qualquer outra corrida desde a criação desta subdivisão de protótipos. Porém, a Barazi, campeã da Le Mans Series entre as escuderias, vai alinhar dois Zytek 07S/2 graças ao dinheiro conseguido no contrato com a petrolífera Gulf. Não é fácil apontar um favorito entre os 12 carros inscritos, mas a equipe do brasileiro Thomas Erdos, a RML, vai batalhar pelo tricampeonato. Olho nos dois Radical, da Bruichladdich e da Rollcentre - única equipe com carros na P1 e na P2.

Para nenhuma surpresa, a grande ausente é a Intersport Racing, tradicional concorrente da categoria que preferiu, de última hora, trocar de carro na American Le Mans Series. Saíram do Lola para o Création e, como jamais andaram com este novo modelo, não puderam ser avaliados pelo comitê de seleção. Resultado: dançaram.

O jogo será pesado na LMGT1, não há dúvida. Tirando o Lamborghini da J-LOC e a Ferrari da Convers MenX, candidatíssimas a figurantes, a batalha será de fato entre os peso-pesados Corvette e Saleen, fabricados nos EUA contra os Aston Martin, de origem inglesa. Seis modelos DBR9 de quatro escuderias figuram entre os inscritos, contra quatro Vettes - três de última geração - e dois Saleen. Num deles, estreando na mítica prova, estará Nicolas Prost, filho do tetracampeão mundial de Fórmula 1 Alain Prost.

A GT2 tem uma mescla interessantíssima de equipes entre quatro marcas diferentes - Porsche, Ferrari, Panoz e Spyker. Quatro carros vêm dos EUA, três da Grã-Bretanha, dois de Itália e Holanda, um da Alemanha e apenas um pertence à uma escuderia local, a IMSA Performance Matmut.

A organização fechou a lista com oito carros de reserva em caso de desistências até e depois do teste marcado para 3 de junho. E mais uma vez o ACO deixa claro que só promove estréias fora do comum em casos excepcionais. Bom para a corrida, que terá um nível altíssimo, sem dúvida... e pra você amigo blogueiro que vai acompanhar com a gente todos os lances e bastidores de "la plus longue nuit" - a mais longa das noites.

3 comentários:

Anônimo disse...

Torço pela Pescarolo e pela Peugeot.

Anônimo disse...

Que pena ,o Matrakatrica não está entre os inscritos!
Mas valeu pelas informações Mattar, o combate entre a Peugeot e Audi vai dar um gosto especial a prova.

Jonny'O

Anônimo disse...

Jonny'O,

Ontem conversei com meu piloto p´referido para pilotar a Matrta-DKW em Interlagos e na primeira volta DINAMITAR aquele carro numero 96. Falei para o meu amigo Jean-Pierre Jassaud, que pilotará o carro sobre a potência que deveremos tirar do carro. Sinceramente, acho que na segunda metade da Superclassic o Matra-DKW 990 aparecerá, com as bandeiras da França, Alemanha e do Estado do Rio de Janeiro na porta.