sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Valeu como ensaio

Bom, chega de roncar a cuíca no Saco de Gatos. Vamos ao que interessa: motores ligados e cheiro de gasolina no ar.

Começaram nesta quinta-feira em Monza os testes coletivos do FIA GT. A categoria em 2007 sofreu alguns regimes para se adaptar à realidade mundial. Cortes de custos, eletrônica, de uma hora na duração das provas (exceto Spa, na Bélgica) e a adoção de um calendário quase todo europeu. Só não foi 100% porque a China cacifou a prova de estréia do campeonato em 25 de março com US$ 5 milhões para os cofres da Stéphane Ratel Organisation.

Foi graças a isto e a outros fatores que as Mil Milhas, que abririam a temporada 2007, acabaram indo para a Le Mans Series. Muita gente diz que foi uma má escolha. Eu discordo, porque dificlmente veríamos no Brasil carros tão bons quanto os protótipos e GTs que correm juntos.

Entretanto, a pista transalpina já recebe diversos dos carros que vão correr nas diferentes categorias. O Mundial é composto das subclasses GT1, GT2 e G2. O Europeu tem os grupos GT3 e GT4.

Entre os carros do certame de 2007, algumas novidades. A equipe tcheca Rock Media Motors alinha um Pagani Zonda com motor Mercedes, carro que andou ausente por algum tempo das pistas. A aposta é arriscada e caberá aos pilotos Antoni Herbeck e Jaroslav Janis provar o potencial do carro.

O bacanérrimo Pagani Zonda da Rock Media


Haverá muitos Maserati - sete no total - mas apenas cinco deles estão andando em Monza, com as equipes Playteam, JMB Racing e de Hubert Haupt. Os Lamborghini também chegam em bom número: três estão treinando e um deles é pilotado por um príncipe: Albert von Thurn and Taxis, de 25 anos de idade. Ele ainda tem o que aprender na categoria, mas professores é o que não faltarão: a equipe dos carros do touro miúra alinha os experientes Christophe Bouchut e Peter Kox na nova temporada.

A JMB Racing retorna, com Ben Aucott e Joe Macari


Os Aston Martin serão cinco no campeonato: dois da BMS Scuderia Italia, que contratou três novos pilotos - um deles é Jamie Davies, que estava na Vitaphone Maserati e outra novidade é Ferdinando Monfardini, que corria na GP2; um da Barwell Motorsport (que não foi para Monza) e outros dois com as equipes Race Alliance e Phoenix Racing.

Karl Wendlinger e Ryan Sharp: nova dupla da Race Alliance


Dois Saleen também serão inscritos, pela nova equipe Spectrum Motorsport. Um deles será da chamada "Citation Cup" para gentlemen drivers. Outras escuderias vão reforçar este certame paralelo, como a GPC e a Kessel, que vão com modelos Ferrari 575 e a PSI Experience, com Chevrolet Corvette.

A GT2 vai marcar uma grande batalha entre o modelo 430 da Ferrari e o novíssimo 997 da Porsche. Dois cavalinhos empinados para ninguém botar defeito. Entre os representantes de Maranello estão a recém-chegada Edil Cris, a campeoníssima AF Corse, a sempre perigosa Scuderia Ecosse e duas (velhas) novas aquisições: a JMB Racing e a Michelotto, que pretende fazer uma ou outra prova com Jaime Melo Júnior.

Manu Collard: a esperança dos "porschistas"


A maior esperança da Porsche é a BMS Scuderia Italia, que conta com um piloto oficial da marca de Stuttgart, Emmanuel Collard. Outros cinco times devem correr com os carros alemães, entre eles a Tech9 Motorsport, que conta com o campeão do FIA GT3, Sean Edwards.

Entre os carros do certame europeu, a grande novidade em Monza foi a aparição do Ford Mustang Cobra. E não será surpresa se o valente modelo americano der muito trabalho à concorrência neste campeonato que, provavelmente, terá uma versão brasileira a estrear no segundo semestre, sob supervisão de Antonio Hermann, organizador das Mil Milhas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caraca !

muito legal saber que o Pagani Zonda reestréia nas pistas, eu sabia que já haviam tentando utilizar o modelo em algumas provas, mas acho que não obtiveram muito sucesso, torço que dessa vez a história seja diferente pois o carro é como vc bem disse é bacanérrimo ! hehehe

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Rodrigo,
O que estes Aston Martin e os Maseratis são bonitos é de matar, sem trocadilho. O Poschinho também está mais largo atrás, pelo menos parece. As ferraris acho-as sem sal.

Anônimo disse...

Caique ,
Vc disse tudo ,a Ferrari carece de alguma coisa em seu visual,tem cara de boazinha.
Assim como o FilipeWWW vou de Pagani ,tomara que tenham verba.
Sinto muita falta do Panoz ,achava aquele carro maravilhoso e com um design de muito personalidade.
Quanto aos Porsches,sempre será será assim ,não são os mais belos ,mas uma categoria de resistência sem Porsche não tem a menor graça.

Jonny'O

Anônimo disse...

uma dúvida que eu tenho...porque carros japoneses como o nissan z e o honda nsx não participam do campeonato? porque as fábricas não querem, tampouco liberam, ou são as equipes que acham que não seriam competitivos?
ah, até agora, o aston martin continua imbatível em beleza, pra mim.