quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Carnavalescas - IV

Este é o último post da saga carnavalesca de 2007. E será um protesto.

O Desfile das Escolas de Samba do carnaval carioca precisa de ir para a UTI, urgente!

Sim, o evento requer socorro depois de hoje!

É inadmissível que as duas agremiações que mais se envolvem com a emissora dona dos direitos de transmissão do evento ganhem, juntas, o carnaval do Grupo Especial.

Os especialistas apontavam desde ontem, assim que terminou o desfile, que a Beija-Flor era favorita. Se venceu, venceu com méritos, fazendo uso de um tema batido porém muito bem executado.

O problema é a vice-campeã: a Grande Rio.

Pelo amor de Deus... o desfile da escola foi chato toda vida. Chegou a ser monótono, sonolento. O samba péssimo, só se salvou pela ótima bateria do Mestre Odilon. A agremiação que é o must entre globais, emergentes e modeletes terminou pelo segundo ano consecutivo na segunda posição.

E por favor, nem ousem comparar a Grande Rio com a Imperatriz, porque quando a escola de Ramos jocosamente era chamada de "certinha" ou "tecnicamente perfeita", a taça acabou sempre na Leopoldina ou beliscávamos um vice-campeonato, um pódio.

Hoje, nem isso.

A colocação da Imperatriz foi uma vergonha: nono lugar, lutando para não cair.

Onde estão os erros?

No que foi investido o patrocínio da Noruega? As alegorias foram consideradas as menores e de pior impacto em todo o desfile. Em 10 quesitos, conquistamos apenas 11 notas máximas, fracassamos em harmonia, evolução e samba-enredo (o pior do ano). Mestre Jorjão ainda não disse ao que veio como diretor de bateria e alguns jurados, como Alessandra Levy em harmonia e Roberto Horcades (sim! o presidente do Fluminense) em conjunto, deram inverossímeis notas 9 à agremiação leopoldinense.

Cadê a força do presidente Luizinho Drummond?

Será que não está na hora da Imperatriz se reinventar?

***

Outro descalabro do resultado: o Salgueiro fez um desfile belíssimo e ficou fora do sábado das campeãs. Talvez tomasse o lugar da Vila Isabel mas, pensando bem, entre Grande Rio e Vila Isabel fora do Sábado das Campeãs, preferia muito mais a escola de Caxias.

Os jurados não respeitam mais nome no carnaval carioca, pois a Mocidade Independente amargou de novo um 11º lugar e o Império Serrano foi rebaixado, assim como a Estácio de Sá. A Portela bem que foi ajudada por uma quantidade razoável de notas máximas e terminou em oitavo com seu enredo chapa-branca sobre esporte e Pan-Americano.

Lamentavelmente, a letra do samba de 1990 da São Clemente nunca foi tão profética.

"E o samba vai perdendo a tradição (que saudade)... Que saudade... da Praça Onze e dos grandes carnavais... Antigo reduto de bambas... onde todos curtiam o verdadeiro samba."

***

E por falar em São Clemente, é da escola de Botafogo o título do carnaval do Grupo A de Acesso, com isso lhe assegurando um lugar na elite do samba carioca em 2008.

Mais uma vez a União da Ilha, que tenta voltar ao Especial desde 2001, ficou pelo caminho. E a parada ano que vem será duríssima, com Império, Estácio, Caprichosos, Santa Cruz, Rocinha... uma concorrência muito forte.

Para encerrar, nem tudo é ruim neste carnaval. A Tradição (lembram dela? aquela que homenageou Sílvio Santos não tem muito tempo) caiu para o Grupo B, junto com o Arranco.

Vá, e não volte mais!

3 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

A Beija-Flor e o meu Salgueiro escolheram um enredo que se a gente vê nas arquibancadas, não entende NADA. Tudo bem que é um tema da raça negra, mas então que se faça um enredo que o povo conheça e entenda. Se você dissesse que o enredo era sobre Candasses, provavelmente alguèm entenderia/acharia que era sobre Cadarços, eu daria Zero para ambas e Dez para Mocidade, Tijuca e Viradouro, porque a gente vê e entende. Até um Turista Islandês recém-chegado entenderia se tivesse um livrinho em Inglês falando o que era cada um deles,

Acertei a São Clemente, mas acho que a Imperio da Tijuca foi devidamente garfada.

Vamos começar a torcer pelo Natalino.....

Anônimo disse...

Eu ainda sou a favor de um desfile só com as escolas do Estado da Guanabara...

Anônimo disse...

Rodrigo, você não vai comentar sobre o show do Roger Waters no Morumbi, em que ele tocará o imortal "The Dark Side of the Moon"??