domingo, 11 de fevereiro de 2007

Safra 1966 é da boa!

"Panela velha é que faz comida boa", é o que normalmente os homens dizem quando vêem uma balzaquiana arrebentando corações e vice-versa.

"É como vinho, quanto mais envelhecido, melhor", outro chavão que as pessoas usam para às vezes elogiar ou ironizar uns aos outros.

Pois bem. No esporte, quando alguém passa, vá lá... dos 35 anos, já é taxado de velho. De 40 então... já vira Matusalém.

E o que dizer de Romário? O cara fez 41 anos tem menos de duas semanas, voltou a jogar no Vasco e em sua segunda partida sai do banco de reservas pra encaçapar três gols no pobre Volta Redonda. Três gols, diga-se, em três oportunidades.

Quando o baixinho diz que "Deus apontou pra mim e disse 'esse é o cara'", não está exagerando.

Pelas contas do próprio, ele já atingiu a marca de 990 gols na vida, embora para isso esteja contando nas estatísticas dele até os tentos no Dente-de-Leite do Olaria. Mas a imprensa precisa de notícias, o esporte precisa de heróis e Romário, fabricado ou não, é um desses heróis. Sei que muitos não querem que ele alcance uma marca que só Pelé conseguiu. Azar de quem não quer isso: Romário é predestinado. E ele vai chegar lá.

Até hoje vejo sua presença provocar reações iracundas de ódio e incontidas de amor, entre os torcedores dos três clubes do Rio em que jogou: tanto no Vasco, quanto no Flamengo e no Fluminense, as opiniões são antagônicas.

Se eu tivesse que ficar com uma fase do baixinho, ficaria com aquela do Barcelona e da Copa dos EUA, onde ele era, disparado, o melhor atacante do planeta. No tricolor, ele já chegou com 36 anos e mesmo assim mostrou seu faro de gol e oportunismo em ocasiões decisivas - embora, como em algumas outras ocasiões, tenha deixado um rastro de desconfiança porque amarelava em alguns jogos.

Mesmo já na faixa dos enta, sinceramente, não existem atacantes tão bons e que saibam melhor aproveitar os "atalhos" da grande e da pequena área como ele. Certo, parfeiro?

É... essa safra 1966 é da boa, mermão!

5 comentários:

Anônimo disse...

Dentro da area ,ainda é o melhor,não tem na atualidade jogando no Brasil ninguém com o sangue frio e precisão do Romario.
Para os que dizem que ele andou apelando jogando em times fracos para fazer gol,o que dizer de um jogador que aos 39 anos foi artilheiro do campeonato Brasileiro.
Romario é, e sempre será, O cara!

Jonny'O

Anônimo disse...

Jonny'O,

Dos atacantes recentes que vi jogar o Romário pra mim só não foi melhor que o reinaldo do Atlético (que só parou cedo por ter tido que tirar os 4 meniscos com menos de 20 anos e naquela época a medicina esportiva nãoera como a atual), mas acho ridículo a IMPRENSA estar se dignando a escrever e falar que o cara está a dez gols do milésimo, o que TODOS SABEMOS, é uma MENTIRA, pois desde o Juvenil até hoje o Baixinho fez 920 gols. Isto não édesabonador, o cara foi espetacular e ganhou uma Copa para o Brasil, apesar de termos lá o Zagalo e o Parreira, mas 1000 gols....tsc, tsc, tsc!!!

Anônimo disse...

Caique,
Realmente o Reinaldo deixa saudades,principalmente quem assistiu sua curta carreira,era o cara para 78 ,só fez um jogo ,mas seu joelho acabou ,uma pena.

Jonny'O

Anônimo disse...

Dos que vi jogar, os maiores matadores foram (na minha opinião):
Van Basten, Batistuta e Romário (não necessariamente nesta ordem).

Anônimo disse...

Concordo com o Van Basten e o Romário como um dos maiores atacantes que eu vi jogar.