domingo, 25 de fevereiro de 2007

Lá vem ele...

Rossi: mais feliz que pinto no lixo e com uma Z4 novinha...

O Mundial de Motovelocidade começa o campeonato de 2007 a partir de sexta-feira, dia 8 de março, quando o primeiro ronco de motor se ouvirá no circuito de Losail, no meio do deserto do Catar. É no país árabe, de paisagem inóspita, que a MotoGP dará a largada para sua nova fase com máquinas de 800 cilindradas de capacidade cúbica, substitutas dos modelos que desde 2002 dominavam a cena com até 990cc e ciclo de quatro tempos.

Mas, se a fase é nova, um dos pretendentes ao título deste ano é um velho conhecido.

O multitudo (campeão, recordista, fenômeno) Valentino Rossi já mostrou neste domingo em Jerez que está faminto para voltar a dar as cartas na "Fórmula 1 " de duas rodas.

Senão, o que seria este tempo inacreditável de 1min38s394 (novo recorde extra-oficial) no traçado de Jerez de la Frontera? Obra do acaso?

Desconfio que não. Aliás, nada na carreira de Rossi é obra do acaso. Ele é genial, como foram Fangio, Piquet, Clark, Senna, Lauda, Stewart, Prost, Schumacher e tantos outros em quatro rodas, e assim como Lawson, Agostini, Hailwood, Read, Spencer e Rainey em duas.

A prova inequívoca que a Yamaha tem um pacote competitivo é que Colin Edwards foi o terceiro mais rápido. Mas o americano não é páreo para Rossi, tomando quase um segundo nas costas. E por falar em gente dos "States", o medíocre Nicky Hayden, atual campeão mundial, foi o quarto. Daniel Pedrosa, o segundo. Será que haverá mudança de hierarquia no HRC? A conferir...

Boas foram as performances de Ducati e Kawasaki. As máquinas oficiais tiveram desempenho quase idêntico, com Stoner ligeiramente mais veloz que Capirossi no simulado de classifcação que deu a Rossi uma BMW zero-bala. Aliás, dou um doce pra quem disser o que o australiano fez no fim de semana, também... E Randy de Puniet, que fechou o dia com o melhor tempo no último treino livre, andou bem à frente do companheiro de equipe Olivier Jacque.

Alexandre Barros é que desapontou, com um apagado décimo-sétimo lugar. Mas o desânimo pode ficar para trás se levados em conta os bons tempos conseguidos por ele e o companheiro de equipe Alex Hofmann em outros testes. Com os pneus certos de classificação para cada pista, o experiente piloto brasileiro ainda poderá surpreender e muito no início do campeonato. Afinal de contas, pelo menos nessas primeiras provas ele ainda estará em pé de igualdade com a escuderia oficial.

Os 21 homens do Mundial de MotoGP serão os seguintes:

REPSOL HONDA HRC - Honda RC212V / Michelin
Nicky Hayden #1 e Daniel Pedrosa #26

PRAMAC DUCATI D'ANTIN - Ducati Desmosedici GP7 / Bridgestone
Alex Barros #4 e Alex Hofmann #66

YAMAHA FACTORY RACING - Yamaha YZR M-1 / Michelin
Colin Edwards #5 e Valentino Rossi #46

DUNLOP TECH3 YAMAHA - Yamaha YZR M-1 / Dunlop
Makoto Tamada #6 e Sylvain Guintoli #50

HONDA LCR - Honda RC212V / Michelin
Carlos Checa #7

TEAM ROBERTS - KR Honda 212V / Michelin
Kenny Roberts Jr. #10

KAWASAKI RACING TEAM - Kawasaki Ninja ZX-RR / Bridgestone
Randy de Puniet #14 e Olivier Jacque #19

RIZLA SUZUKI MOTOGP - Suzuki RGV / Bridgestone
John Hopkins #21 e Chris Vermeulen #71

HANSPREE HONDA GRESINI - Honda RC212V / Bridgestone
Toni Elias #24 e Marco Melandri #33

MARLBORO DUCATI TEAM - Ducati Desmosedici GP7 / Bridgestone
Casey Stoner #27 e Loris Capirossi #65

KONICA MINOLTA HONDA - Honda RC212V / Michelin
Shinya Nakano #56

ILMOR ENGINEERING - Ilmor XR3 / Michelin
Andrew Pitt #88 e Jeremy McWilliams #99

5 comentários:

Anônimo disse...

Com a Yamaha bem acertada como está ,só outros fatores derrubam Rossi,como quebras ou tombos,o que é dificil.
Este pode ser um ano muito equilibrado em termos de maquinas ,é o que vem demonstrando os testes ,a Suzuki saiu na frente e depois me parece que parou de evoluir ,de qualquer forma ainda teremos as equipes satelites que este ano terão um material atual.
Os pneus terão papel especial este ano em algumas provas,e poderá provocar algumas surpresas.
Quanto ao Barros ,acho que seu inicio será morno,regular pensando em pontos ,e esperando as pistas mais travadas para atacar,não acredito que ele pense em titulo.
Mas voltando ao Rossi ,esse seu tempo me lembrou uma passagem do Spenser em 1984, nos tempos de classificação ,ele fez a pole com 2 segundos de vantagem para o segundo colocado ,e olha que ele tinha mais 4 outras NS500 no grid igual a sua, minha nossa!

Jonny'O

Anônimo disse...

e essa ilmor ? tá andando alguma coisa ?

Filipe W

Rodrigo Mattar disse...

Andrew Pitt foi o 21º no simulado e Jeremy McWilliams o 23º e último. Na média, foram de 4 a 5 segundos mais lentos que os melhores. São candidatíssimos a fechar grid em todas as provas do ano.

Unknown disse...

"Ele" vence, pelo menos 85% das provas este ano... ...Já escrevi antes, mas nunce é demais relembrar.

Anônimo disse...

Vixé maria ! então a ilmor vai ser a minardi da categoria !

4 a 5 segundos mais lentos será que a Ilmor vai pagar esse mico ?

Filipe W