domingo, 18 de fevereiro de 2007

É carnaval... e tem futebol, sim senhor!

Longe vão os tempos em que num sábado de carnaval, em 1975, 50 mil torcedores do Fluminense foram ao Maracanã para ver Rivellino estrear com três gols na goleada de 4 x 1 sobre o Corinthians.

Neste mesmo dia, com sol e calor no Rio de Janeiro, e muita animação pelas ruas e bailes (sou testemunha porque fui no Cordão do Bola Preta), apenas 12 mil torcedores foram ver o clássico Vasco x Fluminense no ex-maior do mundo.

É verdade que o jogo foi muito esvaziado pela eliminação precoce do tricolor, mas a partida foi muito competitiva e emocionante até o fim, pelas deficiências da defesa do Flu e pela ajuda providencial do árbitro Gutemberg de Paula Fonseca.

O "soprador de apito" teve uma atuação tendenciosa a favor do Vasco. A falta que originou o terceiro gol foi inexistente. E ele foi vacilante ao marcar o pênalti que empatou o jogo. O Flu, para quem não sabe, vencia com sobras por 4 x 2, jogando muito mais do que o rival e com dois gols de Soares, um de Cícero e outro de Alex Dias - este um lindo gol onde o atacante pegou de perna direita, de primeira.

Como resultado, o xará do inventor da imprensa nunca mais apita jogo do clube tricolor no Estadual. Palavras do Branco, que pelo menos tem defendido os interesses do Flu dentro e fora de campo, coisa que o omisso presidente Roberto Horcades, que é conivente com o Vasco do odioso Eurico Miranda e a favor da bagunça que impera na FERJ, nunca fez na vida.

O certo é que mesmo com a roubalheira, o time melhorou. O interino Vinícius Eutrópio conseguiu repetir duas escalações consecutivas e pôs Cícero na posição certa e Soares de titular. Como efeito, os gols dos dois começaram a surgir. A defesa é que continua um pandemônio. Roger não tem mais idade pra ser lateral, Thiago Silva cometeu falhas bobas e o goleiro Ricardo Berna é muito inseguro.

A diretoria precisa agir - e rápido - para contratar um treinador decente. Haverá tempo até a estréia no returno, que é em 11 de março contra a Cabofriense. Porém o Flu joga na quarta-feira dia 28 contra a ADESG pela Copa do Brasil e um tropeço contra o modesto time do Acre significa o fim do caminho mais rápido para a Libertadores. Faltam nomes no mercado e o mais cotado agora é Tite, depois que Renato Gaúcho "jogou seu passe pro alto", pedindo 250 mil contos para treinar o tricolor das Laranjeiras.

***

Em tempo 1: com o empate em 4 x 4, o Flu criou um problema pro Vasco.

Na semifinal, o clube da Colina pega o eterno rival, o Flamengo, que como todo mundo sabe, leva muita sorte no confronto. Mesmo com elencos ruins, vai lá e vence, como na Copa do Brasil ano passado.

Será que a novela se repete?

***

Em tempo 2: o que foi o placar de Madureira x Flamengo?

Pior: o que foi Marcelo, o caneleiro que já passou pelas Laranjeiras, enfiando quatro - eu disse quatro! - gols no rubro-negro? E classificando o tricolor suburbano para uma improvável semifinal contra o América, graças à incompetência do Botafogo (quem mais?!?)...

Quero ver qual vai ser a desculpa flamenga. Será que a altitude de Bangu influenciou no resultado?!?

***

Em tempo 3: se os rubro-negros reclamam de jogar no altiplano, e o Grêmio, que passou um perrengue incrível pra ganhar do Cerro Porteño na última quinta-feira?

Aliás, é o velho Grêmio recomeçando uma história vitoriosa, repleta de catimba, raça, sangue, suor e garra. Como bom tricolor, tem a minha torcida nesta Libertadores.

E o Paraná começou com goleada, no mesmo grupo do Flamengo. O time do Zetti não tá pra brincadeira não.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rodrigo,
1- Este senhor Guttemberg e mais o tal de Beltrami, deveriam ser impedidos de apitar jogos do Flu.

2- Apesar do PC Gusmão, se estes dois tivessem apitado direito, o Flu teria ido a s semi-finais ou brigado no saldo de gols por ela.

3-Se o próximo técnico colocar o Cícero de ultimo homem de meio-campo e o C. Alberto como camisa 8, o Flu vai melhorar muito.

4- Pior que aturar o clone do Galvão, o chatíssimo do Luis Roberto, só mesmo o gargulinha do Noronha.

5- O Ney Franco será o próximom a cair, pois é um daqueles paneleiros. O time que ele contratou/indicou destoa das tradições do Fla. Só na cabeça de um bobbo que o Obina é titular e o Souza é reserva. Magrão, Moisés, Irineu, etc somados, não dão um.

6- Meu filho me disse ano passado que o Thiago gostava muito de pensar na Carreira e ouvi na rádio que isso era verdade. Por isso é que aquele sujeito não joga, diz que está contundido e some. O pior é que o cara é bom de bola, mas gosta de várias 'Carreirinhas".

7 - Será que a Imprensa virá coma balela que o Fla estava cansado? O Flu jogou no Acre e o Vasco em Manaus.

Fui...