sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Start Your Engines!

Passei parte da tarde e o começo da noite desta quinta grudado na telinha. Assisti os Gatorade Duels que completaram a formação do grid para a abertura da temporada 2007 da NASCAR: a tradicional Daytona 500, no próximo domingo.

Já se sabia pelo menos que 35 pilotos estavam dentro e só a primeira fila estava definida, com o surpreendente David Gilliand na pole position e o bem-vindo regresso de Ricky Rudd com o segundo tempo, ambos alinhando modelos Ford Fusion da Robert Yates Racing. E lá se foram os sessenta e um carros inscritos para disputar duas corridas de 150 milhas cada, onde o que valia de fato eram oito vagas: duas em cada prova para quem estivesse fora do "top 35", mais três por critério de tempo de classificação e outra, provisória, para um antigo campeão da Stock Car americana. Simples para quem conhece, mas complicado para qualquer leigo.

A primeira prova teve 31 carros alinhando e foi repleta de confusões, batidas e bandeiras amarelas. Num dos acidentes, Michael Waltrip - pivô da maior controvérsia do fim de semana, onde seu carro foi apreendido, a equipe punida com a perda de 100 pontos e o chefe de boxe multado em US$ 100 mil porque havia vestígios de combustível de jato no tanque de seu carro - bateu com o antigo "colega" de equipe Dale Earnhardt Jr.

Isto porém não impediu que os dois se classificassem, com Waltrip se constituindo no melhor piloto com os Toyota que estréiam na NASCAR. A lamentar, a desclassificação do campeão de 1988 Bill Elliott, lenda viva da Stock Car. Tony Stewart venceu a prova com autoridade. Júnior ainda chegou em segundo e Jeff Burton foi o terceiro. O pole David Gilliand completou em quarto.

Na segunda bateria dos "Duels", muitos destaques: Juan Pablo Montoya liderou por 18 voltas até algo quebrar no trem dianteiro direito do seu carro; James Hylton, o "vovô" de 72 anos - que tem duas vitórias na divisão principal em seu currículo - quase se classificou, mas faltou um motor decente; e a luta ferrenha pela última vaga, com Joe Nemechek, Mike Wallace e Paul Menard se digladiando em 3-wides sensacionais a mais de 300 km/h. Por muito pouco, os dois primeiros conseguiram a suadíssima classificação para o grid.

Jeff Gordon venceu a prova, com Kurt Busch completando em segundo e David Stremme fechando em terceiro lugar. O desapontamento maior ficou por conta da estreante Toyota, que perdeu 50% dos carros que inscreveu durante os Duels, já que Mike Skinner, Jeremy Mayfield, Brian Vickers e AJ Allmendinger não obtiveram a qualificação.

E que começo "zicado" da Red Bull na NASCAR, hein?

***

Em tempo: quanto mais eu vejo as transmissões do Speed em português, mais tenho saudade de quando o Sportv teve a categoria até o ano retrasado. Hoje, em meio às disputas do Duels, Sérgio Lago (que estava sozinho segurando a onda - graças a Deus o mala do Roberto Figueroa não estava lá) falou "500 Milhas de Indianápolis" pelo menos umas cinco vezes. E no ano passado, quando Jimmie Johnson venceu a corrida, já tinha falado a mesma coisa.

Brincadeira, né não?!?

7 comentários:

Anônimo disse...

De muito mal gosto diga-se.

Dá uma saudade do DJ, Carlos Eduardo e os outros apelidos que a dupla dinâmica colocava nos pilotos da Nextel Cup.

É duro ter de aturar os trapalhões e seus erros crassos. Volta Sportv pelo amor de Deus!!!!

Wallace Michel

Anônimo disse...

Muitos de nossos colegas que acompanham automobilismo consideram a Nascar uma categoria menor. Eu gosto.
Vamos ter muitos pegas interessantes esse ano, a começar pela Daytona 500.

Rodrigo Mattar disse...

Eu não só gosto. Acho simplesmente sensacional. E vou assistir a corrida no Speed, nem que eu tenha que apertar a tecla SAP.

Anônimo disse...

Nem me fala da saudade que tenho da NASCAR no SporTV. Até hj tenho uns emails trocados c/ o Rodrigo em que ele me dizia que achava que o canal iria transmitir a temporada passada. Uma pena...

Mas, sabe se o SPEED vai transmitir a temporada toda???
Como faço p/ saber??
Tenho o canal em casa mas, aquilo é uma bagunça. Nunca sei a programação deles.

Abraços

Anônimo disse...

Francamente nunca entendi o porque dessa bronca toda com a Nascar, pois é exatamente as diferenças que dão graça nas mais diversas categorias existentes.
Por isso que essas monomarcas que pipocam por ai não duram nada,seguem a mesma receita e não tem identidade nenhuma.
Acho que muitos que criticam a Nascar se quer assistiram a uma corrida, seguem a linha do:
-É coisa de Americano!

Jonny'O

Rodrigo Mattar disse...

Piki, eles estão botando uma banca danada de que passam o campeonato todo. Mas daí a ser as 36 etapas ao vivo é que são elas. Eles também vão passar a ChampCar e aí já viu, quando coincidirem datas, quero ver quem terá prioridade.

Anônimo disse...

Achei que você tinha esquecido da NASCAR, viva!!!!!!!!!!

Sorte de vocês que estão na Capital e tem NET digital(Speed), pois aqui no interior a NET não disponibiliza o Speed e para acompanhar a NASCAR temos que "apelar" para o Slingbox e assistir no micro com tela pequena, distorcida e com comerciais a todo tempo.

Não conheço os caras do Speed, só sei que transmissão com Sergio Mauricio e Rodrigo Mattar não tem igual. "puxa-saaaaco"

Sobrou punição também para Jeff Gordon, que caiu para 42 no grid.

Guilherme