sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Os F-1 que nunca correram - XIII

Lá vem mais bomba na nossa série.

O décimo-terceiro "astro" é o First F189.

A First Racing era uma escuderia italiana que corria regularmente na Fórmula 3000. Seu proprietário era Lamberto Leoni, que passou por uma fugaz experiência na categoria máxima, fazendo duas provas com um Ensign e algumas outras tentativas a bordo de um ATS.

No ano de 1988, Leoni alinhou dois March-Judd para Pierluigi Martini (que no mesmo ano voltou à F-1 pela Minardi) e Marco Apicella. A escolha para piloto do único carro fatalmente recairia neste último, mas o proprietário optou por Gabriele Tarquini, que já tinha alguma quilometragem com os horrendos Osella e Coloni.

Lamberto então encomendou um projeto a Ricardo Divila, que desenhou as linhas iniciais do carro, que teria motor Judd V-8. Mas projetista e proprietário quebraram o pau e o "Visconde de Sabugosa" saiu da First, assumindo o posto de engenheiro de pista do francês Olivier Grouillard na Ligier - não sem antes contribuir com algumas idéias para o projeto do chassi JS33.

Em suma, a First começava mal a sua aventura. E as coisas ficaram ainda piores porque, pelo que diz a lenda, a FIA reprovou o carro no "crash-test" obrigatório. Com cara de babaca, Leoni não soube justificar a falha aos patrocinadores, que caíram fora. A First retirou-se do campeonato de 1989 muito antes de começar e permaneceu ativa na F-3000 até sair do campeonato ao fim da temporada seguinte, sem dinheiro.

O First ficou pelo caminho - em termos - porque uma outra equipe ressuscitaria o carro para um dos mais malfadados projetos da história da Fórmula 1.

Mas isso fica para o próximo capítulo.

3 comentários:

Anônimo disse...

ah, então este foi o carro que deu origem ao life? legal...primeira vez que vi uma foto do first...

Anônimo disse...

Como Fábio já disse o First seria ressucitado pela Life com seu motor W12. uma trapizonga de dar gosto ! eles ressucitariam até o Bruno Giacomeli ! hehehe

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Lembro de uma Auto Sprint que mostrava uma reportagem sobre o First ainda inacabado todo negro.
Até achei muito legal o carro,e dá pra notar que mudaram realmente o projeto original,principalmente nas laterais onde vai o radiador.

Jonny'O