sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Ainda é cedo

Putz, fez 10 anos em 2006 que Renato Russo morreu.

O imbecil do escriba deste blog passou batido pela data, mas fazer o quê.

Entretanto, nunca é tarde para lembrar dele. Pelo contrário, ainda é cedo.

Renato foi um talento único no rock nacional em qualquer tempo. A voz marcante, as letras pungentes, a performance de palco, sua inteligência, as ironias, a angústia, a morte prematura... tudo que vem dele deixa saudades entre os "Legionários" e provam mais uma vez o quanto fazem falta caras como ele, Cazuza, Júlio Barroso, Jim Morrison, Kurt Cobain e John Lennon.

Longe de mim querer compará-lo com o Beatle e com o Dionísio do rock mundial (Jim), mas não encontrei melhor forma de exemplificar isto.

Hoje o carnaval começa pelo país inteiro, já vai ter escola de samba botando seus enredos na passarela (no caso, no pouquíssimo atrativo desfile do Grupo Especial em São Paulo), mas a programação cultural não pára.

O ator Bruce Gomlevsky, que faz uma impressionante reconstituição de Renato Russo num monólogo que fez a família do cantor chorar em Brasília, reestréia o espetáculo no Rio, no Teatro Vannucci, nesta sexta-feira. E faz uma apresentação no domingo, no exato instante em que a Estácio de Sá reviver "O Tititi do Sapoti" lá na Sapucaí.

Não tenho vídeos e nem fotos do Bruce em ação encarnando o Renato.

De todo modo, deixo aqui o link de um achado do Youtube. A apresentação da Legião Urbana no programa "Chico & Caetano", há pouco mais de 20 anos. Este programa era uma atração mensal da finada 'Sexta Super' (lembram?) onde Chico Buarque de Hollanda e Caetano Veloso recebiam de três a quatro convidados para apresentações e duetos - sempre entremeados com performances dos dois que davam nome e peso ao programa.

Renato e companhia - o grupo ainda tinha Negrete no baixo - arrebentam com uma grande versão de "Ainda É Cedo", com direito a dancinha do vocalista à la Morrissey, o grande bardo dos Smiths.

Deliciem-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal o texto Mattar,o Renato deixou uma saudade danada !

Jonny'O

Anônimo disse...

legião hoje e sempre.