quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Os F-1 que nunca correram - XII

A saga está de volta. Os Fórmula 1 que nunca correram voltam a brilhar aqui no Saco de Gatos.

O décimo-segundo "astro" da série é o Apollon Fly.


A trapizonga foi inscrita pelo Jolly Club Switzerland no GP da Itália de 77 para o piloto Loris Kessell, que em 1976 fizera algumas corridas com o Brabham BT44 inscrito pela escuderia RAM, de John McDonald.

O Apollon nada mais era do que uma derivação do Williams FW03 de 1975, tal como foi feito com os carros ingleses e com os Hesketh no Japão, virando os Kojima.

Com trinta e quatro competidores em busca de apenas 24 vagas, para nenhuma surpresa o Apollon ficou de fora. Surpresa mesmo foi ver que ele não foi o último colocado, façanha que coube a Giorgio Francia num... Brabham-Alfa Romeo!

E se isto serviu de consolo ao Jolly Club Switzerland, entre os desclassificados figurava o nome de Emerson Fittipaldi - aliás, o GP da Itália de 77 foi o primeiro desde a estréia do Rato em 1970 onde não havia qualquer brasileiro no grid: é que Alex Dias Ribeiro, que penava com o March 761, também não conseguiu a qualificação.

3 comentários:

Anônimo disse...

puxa, não sabia que os kojima eram derivados dos hesketh, pensei que fosse um projeto original...
mas era legal a década de 70, vários construtores de "fundo de quintal"...

Anônimo disse...

O unico japonês original dessa época foi o Maki, o resto era tudo meio chupado de carros já existentes.

Filipe W

Anônimo disse...

Esse carro era muito feio,tenho uma foto dele de frente é horrivel!
Mas tinha graça esses aventureiros que pingavam na F1 nos anos 70,deveriam abrir mais as portas hoje em dia,com o tempo minimo azar de quem não andar rapido o suficiente .

Jonny'O