terça-feira, 29 de agosto de 2006

Uma história mal-contada

Quem vê as corridas de Endurance na Europa renascendo das cinzas graças à Le Mans Series, talvez não faça idéia de que há 14 anos, estas mesmas corridas foram riscadas do mapa - tentem adivinhar por quem...

E por um motivo bem prosaico: a mudança do regulamento dos motores do antigo Mundial de Grupo C para 3,5 litros com aspiração normal - o que faria deste campeonato um trampolim para a Fórmula 1.

Como efeito da desastrada mudança, muito poucos construtores investiram em projetos e motores novos. Salvaram-se no máximo a Jaguar, a Mercedes-Benz (que caíram fora no fim de 91), a Mazda, a Peugeot e a Toyota. Estas três últimas tentaram sobreviver à unha numa competição que já não tinha mais charme e só dava prejuízo.

Lamentavelmente, as corridas também perderam parte do atrativo em razão de transmissões pela TV, obrigando as distâncias a caírem para 400 a 480 km. E só as 24 Horas de Le Mans eram exceção à regra - mas ainda assim com um número de carros muito menor que o de antes, porque ninguém queria preparar carros para apenas uma corrida.

A FIA pelo menos foi complacente e permitiu que os antigos Porsche pudessem correr pelo menos em 91, com restrições mecânicas e de consumo de combustível, no Mundial de Esporte Protótipo. Mas dava pena olhar os resultados finais e ver os carros da marca de Stuttgart a quatro, cinco voltas dos melhores carros aspirados da época.

Interessante foi ver combinações insólitas de chassi e mecânica naqueles tempos. A BRM, segundo informações do meu amigo Jonny'O, tentou desenvolver um carro com o lendário motor Weslake. Franz Konrad fez o protótipo KM011 com motor Lamborghini V-12 e até Walter Brun (fiel cliente Porsche) fez seu carro, equipado com motor Judd.

Em 92, quando a categoria já miava, a Lola entrou na disputa com o protótipo que depois ressuscitaria batizado de Ascari A410. E a Mazda colocou para correr os Jaguar XJR-14 comprados junto à TWR de Tom Walkinshaw, rebatizados de MX01, com motores Judd.

O carro abaixo teria competido no Mundial de Esporte Protótipos se o interesse pelo campeonato não tivesse sido diluído por vocês sabem quem.



Este é o Alfa Romeo Sport C, concebido pelo departamento de competição da fábrica milanista, equipado com um motor V-12 que muito provavelmente era o Ferrari de F-1. Trocaram só o nome nos cabeçotes.

Mas que o carro era lindo, com essa pintura vermelha... ah isso era. E que o fim do Mundial de Carros Esporte foi muito mal-contado, também.

11 comentários:

Victor Menezes disse...

Quem? A FIArrari?

Anônimo disse...

Grande Mattar ,detalhou tudo!
É impressionate como que os caras repetiram o erro,foi igual uma piada velha, ou será que foi de propósito?
De qualquer forma ,tenho saudades dos carros sport,não acho muita graça nos prototipos aberto de hoje.

Jonny'O

Anônimo disse...

rodrigo, O Chefão que assassinou a categoria foi o todo-poderoso, tio Bernie Ecclestone. Outro dia no Blog do Flávio discutia com outro bloguista que achava que carros de turismos são para os piores pilotos e eu escrevi uma lista de piores pilotos que corriam no melhor campeonato de carros do planeta: C. Amon, J. Brabham, B. McLaren, J. Siffert, P. Rodrigues, Pace, Peterson, Andretti, Gurney, Beltoise, Pescarolo... e o pior é que o rapaz ainda se achava com razão.

Rodrigo Mattar disse...

Deixa ele se achar com a razão. Da próxima vez, pergunta pra ele se ele sabe o que o Moco fez quando estreou com a Ferrari 312P no Mundial de Marcas. Talvez nem saiba quem foi José Carlos Pace...

Anônimo disse...

Carrinho deveras interessante, assim como uma alfa 164 com motor central v10 que tb, pelo que me consta, nunca correu, mas isso em outra categoria e não no sport-prototipo.

Esse carrões sport-prototipo são criações das mais interessantes, adorava as Lancia-martini, os 956/962 e por ai vai, epoca muito boa, mas temos o "seo" Bernie que mata tudo que chegue perto da sua preciosa F1.

Me lembro do DTM quando se internacionalizou, só durou um ano !!!! e vinha de um sucesso estrondonso, ano após ano arrebanhando uma audiência cada vez maior e de repente PUFFFFF , quase some do mapa.

Nunca vou querer encontrar com o Bernie vai que ele olha torto prá mim e eu morro duro e seco! hehehe

Anônimo disse...

no ano de 88 o campeonato vinha bem com jaguar, mercedes, porsche e nissan com carros de fabrica.
(fonte revistas grid,autoesporte,4Rodas e superauto) tudo que atrai atenção do publico bernie tentou puxar para si para somente ele ganhe dinheiro.
houve a intromissão dele no campeonato para 89, o que resultou em uma briga com o ACO pelos direitos de transmissão de le mans, disparado a prova de maior prestigio do campeonato.
o golpe que se viu foi o seguinte:
bernie sem duvida usou de sua influencia para que F1 e esporte tivessem os mesmo motores, e impos mais restrições ainda as equipes particulares. a fia não foi bonzinha permitindo os 962, so fez para matar o campeonato sem pagar multa para ninguem. com alguma pressão e sem nenhuma alternativa as fabricas migraram para a F1.
algumas se deram mal, outras tiveram sucesso efemero, a peugeot ja decidiu a volta.
tomara que a F1 encolha muuuiiiito mais ainda do que este ano de 2007, tem que encolher para ceder o espaço que ela mesma tomou das outras categorias.

Anônimo disse...

Lembrei de mais um prototipo que não correu ,o Nissan NP35, de 1992,motor V12,tenho a foto do carro e do motor,alias seu grande problema foi o motor que deixou muito a desejar em seus primeiros testes ,e como a Renault comprou naquela época a marca,talvez esse tenha sido o real motivo do projeto ter parado.Lembro inclusive que surgiram boatos de uma equipe de F1 estar de conversa com os japoneses.
Alguém lembra?
Jonny'O

Rodrigo Mattar disse...

Ao contrário. O NP35 correu sim, na série IMSA.

Anônimo disse...

Verdade Mattar,tinha me esquecido,mas o projeto era mais voltado p/ o mundial,não teria sentido eles desenvolverem um motor nas caracteristicas da F1 p/ correr nos States.
Falando na IMSA ,lembro que a Band chegou a transmitir algumas provas ,mas a alegria durou pouco, na época tinha um carro bem ao estilo americano,o Intrepid (acho)com motor de 8 litros,o som impressionante do carro dava pra notar na tv.Acho que os pilotos eram ,Ton Kendall e Wayne Taylor.

Jonny'O

Anônimo disse...

assisti aquelas corridas todas, teve uma na segunda inclusive.
o tom kendal deu uma porrada em watkins glen que foi bonita de ver, saiu de maca do autodramo.
nem sei que fim ele levou.
agora lamentei mesmo a band parar de transmitir estas corridas.

Rodrigo Mattar disse...

Eu vi essa corrida de Glen, que passou ao vivo, e duas edições do GP de Miami, uma delas o Raul ganhou correndo de Bud Light Jaguar. O Tom Kendall ainda tá na ativa, agora correndo na classe GT da Rolex Grand Am Series.
Os Intrepid faziam um esporro absurdo nas corridas... eu tenho um mod pro F-1 Challenge (jogo de PC) que tem os protótipos Grupo C e os IMSA - inclusive os Intrepid, muito velozes.