domingo, 13 de agosto de 2006

Relíquia VIII

Essa foto é pra chorar de emoção...



Eis a lendária Alfa P-33 que assombrou as pistas brasileiras em 1969.

Seu piloto era o saudoso Moco - José Carlos Pace, que em dupla com Marivaldo Fernandes, bateu os recordes das principais pistas do país.

O carro veio para o país para a Feira da Bondade e por aqui ficou. Alinhado pela escuderia Jolly-Gancia, outra lenda do nosso automobilismo, tinha motor 2 litros, 260 HP de potência e superava fácil os 250 km/h.

Moco foi o primeiro piloto a virar abaixo de 3min20seg no antigo traçado de 7,960 km de Interlagos. E nos 1000 km da Guanabara, cravou o recorde da antiga pista de Jacarepaguá em 1min28s8.

Ele e Marivaldo só não venceram esta corrida porque sofreram um acidente e a vitória foi do Lorena-Porsche da equipe Colégio Arte e Instrução, liderada por Sidney Cardoso, que tinha em mãos um tremendo puro-sangue: o Ford GT-40 campeão das 24 Horas de Le Mans em 1966 e 1967.

6 comentários:

Anônimo disse...

Aí, não, é pura sacanagem. Vi esta Alfa P-33 nos 500 km de Salvador de 69. Seu ronco e a tocada da dupla é absolutamente inesquecível. Não sei se é o mesmo exemplar que se acabou nas mãos do Toninho da Matta num treino em Interlagos. Já sei, vão dizer que não, era outra, esta acidentou-se com o Marivaldo, mas enfim...

Anônimo disse...

Caramba, ia esquecendo. Este senhor aí na foto, de papo com o Môco é o pai do Sidney Cardoso. A prova creio ser os 1000 Km da Guanabara de 69, uma das corridas épicas daquele tempo, onde o Lorena-Porsche do Giu Ferreira/Heitor Peixoto de Castro derrotou monstros como o GT-40, Lola T-70, Fitti-Fusca Bi-motor e uma infinidade de Alfas GTA, AC, BMW, o diabo. Curiosidade: esta mesma prova seria a segunda corrida do protótipo Ok Pneus, mais tarde Amok e erroneamente identificado como Camber II (O Caique vai me matar...) Na pilotagem, um cidadão que se tornaria famoso: o ex-futuro senador cassado Luis Estêvão. Tenho a foto, posso provar.

Rodrigo Mattar disse...

A P33 em questão, meu amigo Joaquim, é a mesma que infelizmente foi demolida num acidente com o Toninho da Matta quando da Copa Brasil de 1970.
Uma pena, não?

Anônimo disse...

Queria ver a cara do pessoal da Jolly, quando foram entregar os cacos das P-33 detonadas, já que elas estavam "emprestadas" desde que vieram para cá para uma mostra da indústria italiana.

A italianada deve ter ficado de cabelo em pé! hehehe

Anônimo disse...

lembra muito o prototipo,nao? alias rodrigo e essa alfa que eu tenho no gtr so que sem capota

Anônimo disse...

esta era alfa do mundial de 68, corrreram aquele ano, mas eram das categorias mais fracas de prototipos.
vou ver se encontro o teste que a autoesporte fez com ela e te mando.