segunda-feira, 14 de agosto de 2006

O Boeing das Pistas

Muita gente me pergunta por aí na internet ou no trabalho qual seria o carro mais rápido do mundo até hoje.

Não vamos incluir nenhum daqueles que correm em circuitos ovais porque não trata-se de um parâmetro de desempenho, até porque com zero de asa e a regulagem de suspensão adequada, qualquer monoposto pode atingir velocidades absurdas nesse tipo de pista. Afora que um Stock Car, sem a placa restritora, hoje pode suplantar fácil os 380 km/h com a cavalaria que têm.

Enfim, eu ouvi diversas vezes que o Porsche 917 Longtail, da lendária equipe Gulf de John Wyer, fora o primeiro a chegar na barreira dos 400 km/h em Le Mans. Inclusive gente da imprensa especializada jura de pés juntos que é por aí.

Eu tenho cá minhas dúvidas. Embora o motorzão do 917 fosse um 5,4 litros de 12 cilindros e impusesse respeito, os pneus (que não eram slicks no início da década de 70) e o chassi não fariam o Porschão atingir tamanha velocidade.

Li na Auto Esporte dos bons tempos que o 935 Moby Dick de Manfred Schurti e do falecido Rolf Stommelen chegara em 1978 à inacreditável marca de 382 km/h.

Mas um carro francês que despontou para o anonimato extrapolou.

O ano é 1988. Tente imaginar a cena. Descendo o retão de Mulsanne está o carro 51, na foto abaixo com Roger Dorchy ao volante. Dotado de motor Peugeot Turbo V-6 com 2,8 litros, montado no chassi WM P87, este carro chegou a 405 km/h na speed trap da lendária pista de Le Mans.



O que anda a 405 km/h no mundo hoje em dia? Um trem-bala japonês não chega a isso...

A saudosa revista Grid da época, com uma ampla e espetacular cobertura da prova, esclareceu: "é a mesma velocidade de um boeing na decolagem."

Apesar do feito extraordinário, Dorchy e seus companheiros Claude Haldi e Jean-Daniel Raulet não foram além do 36º lugar no grid - sinal de que o ponto forte do carro era só a velocidade em reta. E na corrida, tiveram um superaquecimento que os fez abandonar após apenas 59 voltas.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olha Mattar ,não sei qual foi o mais veloz,mas aquele monstro da Porsche de 16 cilindros que nunca correu por causa do regulamento de 71 talvez pudesse ser o mais veloz.

Jonny'O

Rodrigo Mattar disse...

Confesso que nunca vi esse carro. Você tem fotos dele ou sabe de alguém que tenha?

Anônimo disse...

Aliás, como é que a gente manda fotos, vídeos ou contribuições pro teu Blog, Mattar?

Rodrigo Mattar disse...

Usando meu e-mail...
rodrigo.mattar@superig.com.br

Anônimo disse...

Com o maior prazer Mattar,
o site é argentino e fala dos porsche 917,mas tem essa historia do monstro de 16 cilindros.
www.porsche917.com.ar/

Abs,
Jonny'O

Anônimo disse...

Oi Rodrigo,

o motor de 16 cilindros da Porsche foi um primor de engenharia, era do mesmo tamanho do 12 cilindros e segundo consta desenvolvia 755 hp isso na versão de 6.9 litros, pois outras fontes falam em 7.2 litros e 850 hp.

O intuito de do desenvolvimento desse motor é meio incerto alguns falam que foi desenvolvido a princípio puramente para estudos além, para ganhar uma guerra pscológica contra a Ferrari que estava desenvolvendo o modelo 512, então foi deixado a mostra "por descuido" quando um jornalista italiano visitava a fábrica para que este desse um "furo" de reportagem e mandar um recado apra Ferrari, que segundo consta desistiu de desenvolver a 512.
Outro possível motivo era que Ferdinand Piech (o mesmo que presidiu a VW) pensava em entrar na série CAN-AM porém os motores 12 cilindros de 5 litros não poderiam enfrentar os v8 americanos BigBlock de mais de 8 litros então um motor de 16 cilindros passou a ser estudado como opção, mais tarde a Porsche entraria na CAN-AM com o motor de 12 cilindros turboalimentado com monstruosos 1200 HP e fez uma lavada na categoria.
Estou enviando para o Rodrigo As fotos que possuo do carro sendo trestado em Zeltweg em 69.

abraços

Filipe

Victor Menezes disse...

Le Mans perdeu muito do seu encanto depois da atrocidade (sem aspas mesmo) que cometeram com o retão da Mulsanne...

Anônimo disse...

o jackie oliver foi cronometrado em le mans nos treinos noturnos de 71 a 396 km/h, isto tem registro de varios sites e revistas, acredito que mais um ano ja passaria dos 400km/h em le mans.
li em alguns sites comentarios não confiaveis que uma versão de 5400cc que efetivamente esteve naqueles treinos teria chegado aos 435km/h , mas nunca encontrei registros confiaveis sobre isto.