segunda-feira, 21 de agosto de 2006

E um vaso ruim se quebrou!!!!


Foram 21 anos aturando um dos piores dirigentes da história do futebol brasileiro em todos os tempos.

E eis que, inesperadamente, Eduardo Viana, o Caixa d'Água, "bateu as botas" aos 67 anos de idade.

Na semana passada, acreditem, como chefe da delegação da seleção brasileira que viajou para Oslo, ele passou mal em pleno avião. Pensou-se em fazer uma escala de emergência em Paris para que ele recebesse atendimento, mas foi medicado por José Luiz Runco, o clínico que atende à seleção e melhorou.

Mas não por muito tempo: nesta segunda, numa reunião na sede da FERJ onde se discutia a fórmula de disputa da seletiva do Campeonato Estadual 2007, ele passou mal de novo e morreu no hospital Quinta d'Or, em São Cristóvão.

Campista e torcedor roxo do Americano, Caixa sucedeu Otávio Pinto Guimarães no comando da entidade. Polêmico, fez o clube do coração ganhar notoriedade porque ninguém ousava contrariar o chefe. Roubar sempre a favor do Americano, nunca contra. Por isso ele defendia que os árbitros não podiam ser profissionais. Quanto mais venais, melhor.

Idéias pouco ortodoxas vindas de um homem de boa formação acadêmica - formou-se em direito e sempre foi considerado muito inteligente. Mas, a exemplo de seu "coleguinha" Eurico Miranda, usava seus poderes para o mal.

Sucateou o Campeonato Carioca, disparado o mais charmoso do Brasil. Sob sua égide, Fluminense e Botafogo chegaram às agruras da Terceira e Segunda Divisões (menos mal que o Americano foi junto). O Flamengo namora o rebaixamento há anos e o Vasco só tem força política porque Caixa foi, por muitos anos, aliado de Eurico e especialmente dos clubes pequenos para a realização de campeonatos mais longos.

Não obstante, sua última - e ridícula cartada - foi fazer uma fórmula de disputa para 2007 visando a participação de dezesseis times (!!!!) - espera-se, aliás, que com a morte do dirigente, os clubes rasguem o ridículo regulamento e voltem ao formato anterior, que está de bom tamanho.

É... diziam que vaso ruim não quebrava. Pois taí. Quebrou um!

7 comentários:

Anônimo disse...

Só com a morte é que os cartolas largam o osso. Será que a FERJ vai ser finalmente moralizada? O futebol do Rio está precisando dessa virada de mesa do bem.

Anônimo disse...

È triste saber que o Flu decretou luto oficial... Eduardo Viana só prejudicou o futebol do Rj

Rodrigo Mattar disse...

Alan, assino embaixo.

Anônimo disse...

Rodrigo e Alan,

Eu também.

Anônimo disse...

Que hipocrisia essa da diretoria do Fluminense...

Victor Menezes disse...

Pelo menos o Botafogo não cometeu o impropério de decretar luto por esse m***a. Espero que o futebol do RJ pegue a ascendente agora para voltar a ter o charme de outrora.

PAULO MORSA, NOS AGUARDE!!!

Anônimo disse...

Caixa D'Água entrará na história como nota de rodapé. Figura máxima, mesmo, só no "Caixão"...