terça-feira, 29 de agosto de 2006

Os F-1 que nunca correram - I

Nem todos os construtores da história da Fórmula 1 moderna conseguiram classificar suas criações para as corridas em que tentaram tomar parte.

Até a Ferrari já falhou corridas - tudo bem que foi com Jody Scheckter já em fim de carreira, mas pelo menos um de seus carros ficou fora de um grid de largada

Pois bem: vou tentar documentar aqui em fotos algumas das máquinas que, ou foram sinônimo de fracasso ou de tentativas vãs de descobrir dentro de modelos já existentes, outras soluções técnicas e mecânicas.

Homenageando a Minardi, que chegou à sua primeira vitória nas pistas em 25 anos, eis o modelo M184.



Quem conhece a história da simpática equipe italiana, hoje de propriedade de Paul Stoddart, lembra que a primeira corrida deles foi aqui no Brasil, em 1985, no Autódromo do Rio de Janeiro.

Mas poderia perfeitamente ter se realizado um ano antes...

A equipe, que já produzia na Fórmula 2 carros bem interessantes e que se assemelhavam aos F-1, em tamanho menor, claro, construiu e desenvolveu o M184 visando a estréia ainda naquele ano, diante dos torcedores italianos, em Monza.

Porém, como todos os 26 carros da época (a Tyrrell estava excluída do certame em razão de falcatruas) usavam motores turbo e a Minardi montou o lendário Ford Cosworth em seu chassi, o cheiro de vexame era iminente. E a equipe desistiu da estréia.

Mas que ninguém se engane: quando correram pela primeira vez, foram de Minardi-Cosworth. O propulsor Motori Moderni V-6 construído pelo engenheiro Carlo Chitti, ex-Alfa Romeo, só veio à luz no GP de San Marino, o terceiro do ano.

4 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Os dois primeiros Minardi foram fórmulas bem construídos e bonitos. Me lembro do Nanini em Jacarepaguá, bem tranquilo num canto do Box da equipe e o carro preto e amarelo. Acho que em todos os autódromos tinham fãs que olhavam com simpatia para a Minardi.
Outro carro que eu achava simpático e não andava nada era o Zachspeed Vermelho e branco, com patrocínio da West.

Anônimo disse...

Boa Mattar, a gente fica de saco cheio de só ver noticias por ai sobre as mesmices da F1 atual.
Essa Minardi foi bonita mesmo,alias tinha cara de carro italiano, era a cara do Chitti,gozado ,parece que a Alfa naquela época fez escola de estilo,notaram como a Alfa 179 com seu bico mais largo e com caracteristicas mais volumosas ...
Vejo uma certa semelhança principalmente nas Osellas turbo.
O Chitti era uma figura.
Jonny'O

Anônimo disse...

lembra-se da lotus 95? vc bem que poderia postar algo sobre ele hein rodrigo,ouvi dizer que ela foi apresentada mas nem chegou a correr

Rodrigo Mattar disse...

Acho que v. tá falando da Lotus 88.