sábado, 5 de agosto de 2006

Belas lembranças dos 500 Quilômetros

O último fim de semana foi especial para o automobilismo do Rio de Janeiro.

Sim, amigos. O Rio de Janeiro não tem autódromo, cortesia do alcaide CEM. Mas venceu os 500 Quilômetros de Interlagos com Nelson Silva Júnior e Lucas Molo, numa corrida que teve todos os ingredientes de dramaticidade como convém a uma corrida longa de tradição.

E como tradição é o que manda, que tal viajar no tempo com este blog e reviver a edição de 1972 da prova disputada em São Paulo?

Por que 1972? Bem... justamente neste ano aconteceu o sesquicentenário da independência do Brasil. E naquele ano houve a corrida mais espetacular que Interlagos já viu com carros esporte e protótipos.

Cortesia dos estrangeiros convidados ao evento em grande número, encabeçados pelo alemão Reinhold Joest, que trouxe da Alemanha um Porsche 908/3 - idêntico ao modelo usado pela fábrica alemã em provas curtas do Mundial de Marcas. No vácuo dele, Herbert Müller, da Suíça, apresentou a espetacular Ferrari 512 LM, que não corria mais no Mundial de Marcas e sim na Intersérie devido às restrições do regulamento, que desde o início daquele ano impediu a participação de protótipos com 5.000 cm3 no motor.

Mais: da Argentina vieram os sensacionais Berta Tornado LR construídos por Oreste Berta e entregues a Angel Monguzzi e Rolando Nardi. Além deles, Juan Carlos Salatino alinhou um McLaren Can-Am pela equipe de Luiz Antônio Greco.

Italianos e portugueses contribuíram com a maior delegação de fora. Teodoro Zeccoli e Giovanni Alberti dividiram uma Alfa P33/3. Corrado Manfredini e Lella Lombardi (que mais tarde chegaria à Fórmula 1) correram com Fiat Abarth. Gian Piero Moretti apresentou um Momo-Ferrari. E os patrícios vieram representados pelo Team Palma, que inscreveu dois Porsches para Carlos Santos e Artur Peçanha e dois Lotus para Ernesto Neves e Carlos Azevedo.

Outros estrangeiros inscritos foram o suíço Paul Blancpain, com Chevron; a belga Christine Beckers com um Lotus; o francês Lionel Noghes com um Grac-Ford; o suíço Silvio Moser com mais um Fiat Abarth e Fredy Link, da Áustria, a bordo de outro Chevron.

A brigada brasileira tinha um time de respeito. Luiz Pereira Bueno, o grande Peroba, tinha em mãos o Porsche 908/2 que brilhara com o Conde Jorge de Bagration na Copa Brasil de 1970. Trazido a peso de ouro pela Equipe Z (Hollywood), o Porsche era um dos grandes favoritos mesmo com a defasagem técnica em relação ao carro do alemão Joest. A escuderia inscreveu também um Porsche 910 para Clóvis Ferreira.

Luiz Antônio Greco pôs na pista além do McLaren Can-Am do argentino Salatino o Ford GT40 de Paulão Gomes, a Lola T210 de Tite Catapani e o Avallone-Ford de Nílson Clemente. A Jolly-Gancia trouxe uma Alfa Romeo protótipo para Marivaldo Fernandes e dois carros do modelo GTA para Fausto Solano e Antônio Castro Prado.

Fechavam a lista Antônio Carlos Avallone e seu protótipo com motor Chrysler; Jayme Silva com o Fúria-Lamborghini; Angi Munhoz no Porsche da Motorádio e Mário Antunes com Lola T70-Chevrolet.

Esse carro, comprado junto a Antônio Carlos Avallone teve um fim trágico. Nos treinos livres, Marinho capotou e destruiu o protótipo, que rapidamente foi consumido pelo fogo. Com perda total, a Lola nunca mais voltou às pistas e o piloto ficou fora da prova.

Assim como Silvio Moser, décimo tempo nos treinos e que capotou seu Fiat Abarth na rampa dos boxes. Como Antônio Castro Prado também teve problemas com sua Alfa e não largou, o grid teve 27 carros.

Desde a largada, dada com os carros em movimento ao estilo Indianápolis pelos 3.207 metros do velocíssimo anel externo de Interlagos, percebeu-se que o duelo pela vitória seria entre os Porsches de Joest e Bueno e a Ferrari de Müller. O protótipo italiano era muito mais veloz que as duas máquinas alemãs, porém consumia mais combustível e precisou de mais pit stops que seus rivais diretos.

A prova teve um só acidente - e grave. Rolando Nardi, empolgado com a quarta posição, demoliu seu Berta LR na 41ª volta, sofrendo fraturas numa perna. A partir daí, Marivaldo Fernandes, com a Alfa T33/3 da Jolly Gancia, herdou a posição.

Dos vinte e sete carros que largaram, dezesseis chegaram ao fim. E depois de 2h25min57s627, na mais rápida edição dos 500 Quilômetros de Interlagos em toda a sua história, Reinhold Joest venceu com seu Porsche azul número 2 com uma volta de vantagem sobre Luiz Pereira Bueno e três sobre Herbert Müller. Marivaldo Fernandes foi o quarto, com Nílson Clemente em quinto e Paul Blancpain (que hoje vive no Brasil, em Búzios, no litoral carioca) na sexta colocação.

8 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Prá mim a F1 não existe se comparado a este tipo de prova.

Anônimo disse...

Mattar esta deve ter sido o melhor 500 KM da historia. Pelo grid que vc falou. Que tempo bom do nosso automobilismo.

Anônimo disse...

No livro do Paulo Scali tem umas fotos dessa prova e realmente foi sensacional tomara que as mil milhas caminhem nesse sentido de termos de volta provas desse quilate.

Anônimo disse...

Mattar, desculpe a pretensão, mas acho que a Alfa do marivaldo era um modelo T-33. O ano de 1972 seria a última vez que estes carros maravilhosos correriam no Brasil. A partir de 1973, com o Campeonato Brasileiro de Viaturas Esporte e criação da Div-4 (Avallones, Heves, Mantas), instituiu-se a Div-5 (ou 6, não me lembro), passando os carros a ser equipados com motores Ford V-8 "nacionais", como a própria Alfa T-33 e o Ford GT-40. Os Royale seriam equipados com motores GM 4 cilindros, descaracterizando os carros quase por completo.Algun s seriam depois vendidos para o exterios, como o caso do GT-40.Outros desapareceriam pelas oficinas e garagens deste Brasil.

Rodrigo Mattar disse...

Joaquim, você está certíssimo! E eu errado!

Eu tive um rasgo de nostalgia porque você sabe, e eu sei, que o Marivaldo junto com o Moco deu show ao volante da P-33 em 1969. O protótipo dele era mesmo a T33/3. E com ela, em 1973, acho, disputou provas da Divisão 4 com o motor V-8 do Ford Maverick adaptado a ela.
Valeu pela correção, amigo. E um grande abraço!

Anônimo disse...

Mattar, continuando no tema creio que esta mesma Alfa já alterada com motor V-8 andou nas mãos do Affonso Giaffone e Angi munhoz, este já pela Motorádio. A conferir.
O prazer é todo meu, campeão.

Anônimo disse...

estes 500 kms forma o apice de internacinalização nossa nos anos 70. as alfas que estiveram nesta corrida eram todas T33 com motor V8 original de fabrica, foi so para a temporada de 72 que saiu um modelo da alfa com motor V12.
mas mesmo assim foi um corridaço para marcar historia.
pena que mataram o anel externo, tinha que ser dado um jeito nisso.

Anônimo disse...

foi a melhor corrida que assisti ao vivo. a segunda foi a primeira vez que fui a interlagos 500km de 1970.