quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Jogando no ventilador

E Jacques Villeneuve resolveu falar... mal de alguém.

O personagem em questão é o maior desafeto que o filho de Gilles Villeneuve teve em sua passagem pela Fórmula 1: nada menos que o heptacampeão Michael Schumacher.

Conhecido pela personalidade forte, verborragia e ácidas críticas, o piloto recém-demitido pela BMW não poupa epítetos ao alemão. "Ele é sujo, falso e mentiroso".

Que o mau-caratismo de Schumacher é público e notório, disso quem acompanha a categoria máxima não tem dúvidas. Basta lembrar as sacanagens contra Damon Hill em Adelaide/94 e contra o próprio Villeneuve em Jerez/97. Por sinal, de todos os rivais do alemão, são os únicos que podem realmente "jogar pedra na Geni".

Na Ferrari, Schumacher foi protagonista de mil e um pataquadas. Teve os episódios ridículos de 2002; a história da FIA se metendo em 2003 por causa do pneu irregular da Michelin, tirando as chances da Williams e entregando a taça para Schumacher; o "GP de Seis" em Indianápolis ano passado; e este ano, o ridículo papel em Mônaco e as cagalhofanças em Hungaroring.

Um prontuário de fazer corar o Sr. Jean Marie Balestre!

Ayrton Senna, outro piloto tido como um mito das pistas, também teve seu lado sujo à mostra. Basta ver o que fez com Prost em Suzuka/90, quase cometendo suicídio e matando o rival. Pelo menos pode ser dita uma coisa a favor dele. Ele disse que ia bater no anão. E bateu mesmo.

Schumacher é dissimulado. "Faz gênero com os fãs", segundo Villeneuve, que vai mais além.

"Os seus feitos serão facilmente esquecidos".

Bem... os alemães não esquecerão. As estatísticas também.

Mas que a carreira de Schumacher é manchada por diversos atos ilícitos, não resta dúvida. Aliás, perguntem ao Mika Hakkinen o que ele acha disto aqui.

Na Fórmula 3, o alemão tirou o diploma de Dick Vigarista.

3 comentários:

Anônimo disse...

De todos os números superlativos portados por Schumacher, alguém me aponte uma - somente uma - performance inesquecível, uma ultrapassagem memorável, um lance digno de gênio. Será lembrado somente pelas estatísticas e pelos números absolutos. Nada mais e o que já é muito.

Anônimo disse...

Acho somente que o canadence escolheu a hora errada!
Deveria ter dito antes ou só daqui a muitos anos.

Jonny'O

Anônimo disse...

enquanto ao senna vale lembrar rodrigo que eu gostei dele ter feito aquilo com o anao.
alias o mesmo truque usado por ele em 89.