sábado, 12 de agosto de 2006

Hecho en Mexico

O México é um país de tradição no automobilismo, apesar de ultimamente não revelar grandes talentos.

Talvez o último tenha sido Adrián Fernández, que hoje corre nos EUA ao lado da imensa maioria dos seus compatriotas.

O único que corre hoje no exterior, ao que me lembre, é Salvador Durán, na F-3 inglesa.

Nos anos 60 e 70, dois irmãos assombraram a Europa quando correram na Fórmula 1.

Ricardo e Pedro Rodriguez.

O primeiro desapareceu tragicamente num acidente sofrido em 1º de novembro de 1962, em pleno autódromo Magdalena Mixhuca na perigosa curva Peraltada. Ele tinha apenas 20 anos de idade e um ano antes chegara a correr na Ferrari a convite do Comendador Enzo.

Pedro era dois anos mais velho e mostrou toda a sua classe não só na Fórmula 1 como também e especialmente nos Esporte Protótipos, onde era considerado o melhor piloto do mundo. Ao volante do inesquecível Porsche 917 K da equipe Gulf John Wyer e na companhia de outro bota, Jo Siffert, o irmão mais velho dos Rodriguez barbarizava.

Na F-1, ele obteve uma vitória com o Cooper-Maserati no GP da África do Sul em 1967 e seu segundo e último triunfo foi em Spa-Francorchamps, pista onde mostrava todo seu talento, em 1970 - a bordo de uma BRM. Ele venceria também o GP dos EUA daquele ano, mas precisou reabastecer e o triunfo foi de Emerson Fittipaldi.

No ano seguinte, ele continuou na BRM e sob forte chuva, foi um dificílimo adversário para a Ferrari de Jacky Ickx ao longo do GP da Holanda, em Zandvoort.

Apaixonado pelas provas de protótipos, o mexicano corria também na Intersérie, um campeonato de segundo escalão, a bordo de uma Ferrari 512 LM. Para minha inteira surpresa, achei no YouTube (sempre ele) um vídeo com o acidente fatal do piloto, no circuito de rua de Norisring, onde hoje corre o DTM - o certame alemão de turismo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Video maravilhoso de Zandvoort, que época !
Saindo um pouco do assunto, o Gpmaster deveria ter carros visualmente parecidos com os anos 70, é monomarca mesmo,sei lá ,daria um tcham na coisa.

Jonny'O

Nil Borba disse...

Oi, Rodrigo!

Sempre nos trazendo atualizações desse esporte fantástico!!

Beijos e bom domingo pra vc

Anônimo disse...

Belo resgate, Mattar!
Pedro Rodriguez foi um dos melhores - se não o melhor - piloto de sport-protótipos de sua época, quase imbatível nos Porsches 917. Talvez só igualado em competência pelo suiço Jo Siffert ou o inglês Vic Elford.