sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Stay classy, San Diego

É estranho como há bons filmes que jamais saem no circuito dos cinemas no Brasil, ou ficam no máximo uma semana em cartaz.

O ótimo "Judgment Night", cuja trilha sonora é um arraso, ficou só 10 dias na telona.

"Team America", o sensacional escracho de Trey Parker e Matt Stone, os criadores de South Park, com personagens interpretados por bonecos estilo Falcon, sequer entrou em circuito. Foi visto no Vivo Open Air e agora só em locadoras ou no Telecine.

Viajando de volta de Milão para o Rio ano passado, conheci um filme chamado "O Âncora - A Lenda de Ron Burgundy". Produzido pela Dreamworks SKG, jamais foi exibido no Brasil e nesta semana o encontrei já em DVD. E comprei no ato.

Will Ferrell, autor do roteiro e cria do humorístico Saturday Night Live, faz a personagem principal - Ron Burgundy, um âncora do Channel 4 de San Diego nos idos dos anos setenta.

Sucesso de audiência, porém egocêntrico, arrogante, cafajeste, machão e burro até a raiz do cabelo. Capaz de dizer que "Diversidade" era o nome de um velho navio de madeira na Guerra Civil Americana e que a tradução para San Diego é "vagina de baleia" - e em alemão!

Ele tem colegas de trabalho tão tapados ou patetas quanto ele. Champ Kind (David Koechner) é o comentarista de esportes - um típico redneck, mas com atitudes bem estranhas no que diz respeito a sexo; Brian Fantana (o ótimo Paul Rudd) é o repórter de campo, outro tipo asqueroso que inclusive se dá ao luxo de batizar seu próprio pênis com um apelido; e Brick Tamland (Steve Farell), o homem do tempo, é meio bobalhão e não fala coisa com coisa.

Burgundy, apesar dos pesares, reina absoluto no noticiário. E eis que chega Veronica Corningstone (a linda Christina Applegate) para mostrar competência, carisma e talento, roubando da estrela do Channel 4 de San Diego a condição de âncora número um para dividir a bancada - e, vá lá, alguns momentos de sexo e outras situações extremamente hilariantes - como a do fim de um telejornal em que Burgundy lê "Go Fuck Yourself, San Diego" (Vá se foder, San Diego), em vez de "Stay Classy, San Diego" (Mantenha a classe, San Diego).




O filme conta com pequenas pontas de Vince Vaughn, Luke Wilson, Tim Robbins e Ben Stiller, todos interpretando repórteres de diferentes redes de TV. Todos eles, claro, odiavam o sucesso de Ron Burgundy.

E na trilha sonora, de acordo com a ótica de cada um, o melhor e o pior dos anos 70. Tem Kansas, Neil Diamond, Isley Brothers , Tom Jones, Darryl Hall & John Oates, Friends of Distinction, Blues Image e por aí vai. Isso no disco. No próprio filme, ainda tem "If", balada do Bread que fez muito sucesso naqueles tempos.

Nenhum comentário: