sábado, 22 de dezembro de 2007

Só saiu na foto

Quem vê hoje a Le Mans Series forte e pujante, a American Le Mans Series com um nível muito bom entre as equipes e as 24 Horas de Le Mans com equipe batendo na porte do Automobile Club d'Ouest (ACO) pedindo para ser inscrita, talvez não tenha idéia do perrengue que algumas equipes enfrentaram nos anos 90.

Em 1992, a FIA conseguiu extinguir o antigo Mundial de Grupo C, na época pomposamente chamado de World Sport Prototype Championship, que basicamente de carros zero tinha apenas os Peugeot 905C, o Toyota TS010, o Mazda MX01 - que na verdade era o Jaguar XJR14, e o Lola T92/10.

Este último, projeto de Wiet Huidekoper para a marca de Huntingdon, deu apenas o 13º lugar no campeonato de pilotos a Heinz-Harald Frentzen e a quinta colocação entre as equipes para a Euro Racing. Na entressafra, o carro chegou a ser pintado nas cores da Kremer - fiel cliente da Porsche que trocaria a marca alemã pela Lola - e sessões de fotos foram feitas com a programação visual, que ficou belíssima.

O Lola que seria da Kremer... e não foi

Mas a negociação gorou e a Lola ganhou como cliente a Euro Racing. Algo que segundo Sam Smith, o homem que está organizando os arquivos da marca - que por sinal completará meio século em 2008 - foi uma pena. "Lamentável que o carro tenha sido apenas iluminado pelos spots de um estúdio e não em La Sarthe".

O Lola T92/10 depois ainda serviria, acredite quem quiser, para o projeto do protótipo Ascari KZR1 que correu as 24 Horas de Le Mans dez anos depois, em 2002.

Um comentário:

Anônimo disse...

essa pintura é muito bonita mesmo...e o carro tem um desenho ainda atual, mesmo sendo um projeto de 1992