Em 1992, a FIA conseguiu extinguir o antigo Mundial de Grupo C, na época pomposamente chamado de World Sport Prototype Championship, que basicamente de carros zero tinha apenas os Peugeot 905C, o Toyota TS010, o Mazda MX01 - que na verdade era o Jaguar XJR14, e o Lola T92/10.
Este último, projeto de Wiet Huidekoper para a marca de Huntingdon, deu apenas o 13º lugar no campeonato de pilotos a Heinz-Harald Frentzen e a quinta colocação entre as equipes para a Euro Racing. Na entressafra, o carro chegou a ser pintado nas cores da Kremer - fiel cliente da Porsche que trocaria a marca alemã pela Lola - e sessões de fotos foram feitas com a programação visual, que ficou belíssima.
O Lola que seria da Kremer... e não foi
Mas a negociação gorou e a Lola ganhou como cliente a Euro Racing. Algo que segundo Sam Smith, o homem que está organizando os arquivos da marca - que por sinal completará meio século em 2008 - foi uma pena. "Lamentável que o carro tenha sido apenas iluminado pelos spots de um estúdio e não em La Sarthe".
O Lola T92/10 depois ainda serviria, acredite quem quiser, para o projeto do protótipo Ascari KZR1 que correu as 24 Horas de Le Mans dez anos depois, em 2002.
Um comentário:
essa pintura é muito bonita mesmo...e o carro tem um desenho ainda atual, mesmo sendo um projeto de 1992
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