terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Já vi esse filme



Preste bastante atenção na imagem acima, pois ela pode deixar de existir em breve.

Esta é a vista aérea do Autódromo Fernanda Pires da Silva, o Autódromo do Estoril onde parte da história da Fórmula 1 foi escrita. Nele, Lauda foi campeão em 1984; Senna venceu pela primeira vez na carreira um ano depois; Prost quebrou o recorde de vitórias de Jackie Stewart em 1987; Hakkinen superou Senna no treino de classificação do GP de 1993; e Villeneuve, na última edição do evento, passou Schumacher POR FORA na temida curva Parabólica, na entrada da reta dos boxes.

Foi o amigo Speeder_76, do excelente blog Continental Circus, quem cantou a pedra na semana passada. O governo luso, através da empresa Parapública, colocou o complexo à venda por 35 milhões de euros. O circuito veio sofrendo diversas reformas desde 1999 e é um dos prediletos especialmente pelos motociclistas, por ser bastante técnico e desafiador.

Agora, existe um conhecido temor: que a especulação imobiliária na região do Estoril venha a colocar o circuito abaixo. O vereador e antigo piloto João Sande e Castro colocou, assim como foi feito aqui no Rio de Janeiro, uma petição pública na internet contrária a venda do autódromo.

É um filme bem parecido, vamos e venhamos, com a história do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá. A prefeitura fez o que quis com o setor norte da pista, construiu três aparelhos para o Pan e a pista, que é bom... nada.

Nenhum sinal da reforma prometida. E pelo visto, pelo que eu vi quando estive lá pra acompanhar os treinos da Stock Car, é bem difícil que ela aconteça.

Cada vez mais, tenho a certeza de quem tem o poder está pouco se lixando para o esporte.

Aliás, a FASP teve a pachorra de extinguir o campeonato da Superclassic, justamente aquele que proporcionava os maiores e melhores grids do Paulista de Automobilismo.

Atitudes mesquinhas como essas merecem uma vaia sem tamanho. Não é não?

2 comentários:

Anônimo disse...

Putz, tomara q não; eis uma pista q ainda quero poder visitar um dia.
Li nalgum lugar q aquele S curto, acima à direita na foto, o traçado serviu de layout para a logomarca do Senna - já vi foto do trecho q faz mesmo o desenho da tal marca.
O campeão brasileiro de superbikes, Gilson Scudeler, já venceu muito nessa pista.

Amaral

Gustavo Lovatto disse...

Rodrigo, esqueceu de mencionar que o Prost conseguiu o tetra campeonato em Estoril.

Espero que não façam nada: Estoril é uma "pistaça".