Enfim, a Grand-Am disputou pela primeira vez uma prova em Long Beach. A categoria é dividida em duas classes - DP (Daytona Prototypes), com protótipos de chassi tubular e motores de alto desempenho com até 5 litros de capacidade cúbica; e GT - para modelos grã-turismo de série.
Nos Daytona Prototypes, a potência dos carros é estimada em 600 HP e as marcas de motores mostram que o campeonato é dos melhores - participam Ford, BMW, Lexus (Toyota), Porsche e Pontiac (GM). Os construtores de chassis são Fabcar, Picchio, Riley, Crawford e Doran.
A presença de pilotos de bom nível também ajuda a Grand-Am a ganhar prestígio. Em Daytona, por exemplo, a prova de 24 Horas foi recheada de pilotos da Nascar, IRL e ChampCar e a vitória foi do Riley Lexus da Ganassi tripulado por Dan Wheldon, Scott Dixon e Casey Mears.
Lá correram cinco brasileiros: Raul Boesel, Roberto Pupo Moreno, Mário Haberfeld, Oswaldo Negri (2º colocado) e Christian Fittipaldi. Desses, só os três últimos disputam o campeonato todo e portanto estavam nas ruas da Califórnia para a corrida deste sábado.
Corrida que, aliás, contou com um impressionante acidente no início, quando Burt Frisselle teve o câmbio de seu carro quebrado e ao parar no meio da longa curva (não existe reta curva) depois do ponto de partida, foi atingido pelo Crawford Porsche de Eddie Cheever e depois, em cheio, pelo Riley Pontiac de Rocky Moran Jr. e Alex Gurney. Uma tremenda porrada.
Felizmente nenhum dos pilotos se feriu e veio imediatamente na mente de todo mundo o susto da sexta, quando Memo Gidley destruiu seu Crawford Ford num forte acidente. O piloto foi substituído por Alex Barron, que vai correr a temporada 2006 da Fórmula Atlantic.
Ah... eu ainda não falei da transmissão. Pois bem... foi um desastre.
Melhor seria se ficasse o áudio em inglês, original. Porque a dupla do Speed, Sérgio Lago e Roberto Figueroa, é lamentável.
Quando citaram a troca de Gidley por Barron, disseram que "talvez o piloto convidado de última hora estivesse de bobeira em Long Beach, bebendo umas e outras"!!!!!!
Nem se deram ao trabalho de saber que Barron está na Fórmula Atlantic, campeonato que, por sinal, o Speed deve exibir este ano.
Afora que trocaram diversas vezes o nome dos pilotos e encheram os ouvidos de quem assistiu de comentários pertinentes como "o piloto está ganhando tempo porque faz um bom contorno de curva". Ou este: "boa disputa entre o número três e o número quatro".
Ah... façam-me o favor! Já fazem automobilismo desde que a temporada da Nascar começou e ainda não aprenderam nada?
A gente ensina um pouquinho... e cobra bem caro por isso.
Em tempo: Luis "Chapulín" Diaz e Scott Pruett, no Riley Lexus do arrogante Chip Ganassi, venceram a corrida, com Mike Rockenfeller em dupla com Patrick Long no Crawford Porsche da Alex Job Racing em segundo. O melhor brasileiro foi Oswaldo Negri, que fez excelente corrida no Riley Lexus da MSR em dupla com Mike Patterson, terminando na quinta posição.
2 comentários:
oi gato
tbm sou fissurada em carros de corrida.
rom, rom, rom.
bjs
georgia
Oi, Rodrigo!
Gostei de saber que vc estará ao vivo amanhã..estarei assistindo sim. Com muito carinho e torcendo por vc.
Beijos e bom domingo
Postar um comentário