domingo, 9 de abril de 2006

On the road, Grand-Am!

Sabadão sem fazer porra nenhuma, de folga em casa, lá estava eu zapeando a NET Digital quando me reparo com a Rolex Sports Car Series - ou Grand American Road Racing, no Speed Channel. Claro que fui assistir, né... sou fissurado no negócio... tem ronco, duas ou quatro rodas, pneu queimando, tô dentro.



Enfim, a Grand-Am disputou pela primeira vez uma prova em Long Beach. A categoria é dividida em duas classes - DP (Daytona Prototypes), com protótipos de chassi tubular e motores de alto desempenho com até 5 litros de capacidade cúbica; e GT - para modelos grã-turismo de série.

Nos Daytona Prototypes, a potência dos carros é estimada em 600 HP e as marcas de motores mostram que o campeonato é dos melhores - participam Ford, BMW, Lexus (Toyota), Porsche e Pontiac (GM). Os construtores de chassis são Fabcar, Picchio, Riley, Crawford e Doran.

A presença de pilotos de bom nível também ajuda a Grand-Am a ganhar prestígio. Em Daytona, por exemplo, a prova de 24 Horas foi recheada de pilotos da Nascar, IRL e ChampCar e a vitória foi do Riley Lexus da Ganassi tripulado por Dan Wheldon, Scott Dixon e Casey Mears.

Lá correram cinco brasileiros: Raul Boesel, Roberto Pupo Moreno, Mário Haberfeld, Oswaldo Negri (2º colocado) e Christian Fittipaldi. Desses, só os três últimos disputam o campeonato todo e portanto estavam nas ruas da Califórnia para a corrida deste sábado.

Corrida que, aliás, contou com um impressionante acidente no início, quando Burt Frisselle teve o câmbio de seu carro quebrado e ao parar no meio da longa curva (não existe reta curva) depois do ponto de partida, foi atingido pelo Crawford Porsche de Eddie Cheever e depois, em cheio, pelo Riley Pontiac de Rocky Moran Jr. e Alex Gurney. Uma tremenda porrada.

Felizmente nenhum dos pilotos se feriu e veio imediatamente na mente de todo mundo o susto da sexta, quando Memo Gidley destruiu seu Crawford Ford num forte acidente. O piloto foi substituído por Alex Barron, que vai correr a temporada 2006 da Fórmula Atlantic.

Ah... eu ainda não falei da transmissão. Pois bem... foi um desastre.

Melhor seria se ficasse o áudio em inglês, original. Porque a dupla do Speed, Sérgio Lago e Roberto Figueroa, é lamentável.

Quando citaram a troca de Gidley por Barron, disseram que "talvez o piloto convidado de última hora estivesse de bobeira em Long Beach, bebendo umas e outras"!!!!!!

Nem se deram ao trabalho de saber que Barron está na Fórmula Atlantic, campeonato que, por sinal, o Speed deve exibir este ano.

Afora que trocaram diversas vezes o nome dos pilotos e encheram os ouvidos de quem assistiu de comentários pertinentes como "o piloto está ganhando tempo porque faz um bom contorno de curva". Ou este: "boa disputa entre o número três e o número quatro".

Ah... façam-me o favor! Já fazem automobilismo desde que a temporada da Nascar começou e ainda não aprenderam nada?

A gente ensina um pouquinho... e cobra bem caro por isso.

Em tempo: Luis "Chapulín" Diaz e Scott Pruett, no Riley Lexus do arrogante Chip Ganassi, venceram a corrida, com Mike Rockenfeller em dupla com Patrick Long no Crawford Porsche da Alex Job Racing em segundo. O melhor brasileiro foi Oswaldo Negri, que fez excelente corrida no Riley Lexus da MSR em dupla com Mike Patterson, terminando na quinta posição.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi gato
tbm sou fissurada em carros de corrida.
rom, rom, rom.
bjs
georgia

Nil Borba disse...

Oi, Rodrigo!

Gostei de saber que vc estará ao vivo amanhã..estarei assistindo sim. Com muito carinho e torcendo por vc.
Beijos e bom domingo