quarta-feira, 26 de abril de 2006

Viver e recordar...

Redescobri depois dos trinta anos um prazer da infância. Aliás, dois.

O primeiro é colecionar miniaturas - carros de competição, carros de passeio e motocicletas. É algo que eu fiz até meus 12, 13 anos, acho. Mas como não as conservava, detonei todas. Hoje, procuro guardar tudo o que compro com muito carinho.

O segundo é o mais recente: álbuns de figurinhas!

Sim... eu e muitos colegas de trabalho na mesma faixa etária ou um pouco mais abaixo estão colecionando, também, o álbum oficial da Copa do Mundo da Alemanha, que se inicia daqui a 44 dias.




Está certo que dos mais de 500 jogadores listados, alguns deles nem devem ir para a Copa. No Brasil, por exemplo, Roque Júnior, Júlio Baptista e Renato, que constam do álbum, são nomes que dificilmente figurarão nos 23 da lista do treinador Parreira.

Enfim, voltando ao lance do álbum, eu voltei a colecionar em 2002, incentivado pelos antigos colegas de trabalho. Foi frustrante porque não completei-o por cinco cromos. Mas o Orkut, que é um achado, já me propiciou conseguir pelo menos três delas - mediante o "escambo" por figurinhas repetidas do álbum recente.

O primeiro que tive, é difícil lembrar... talvez um de ciências da Editora Vecchi - esse eu completei e o mantive guardado por anos.

Me recordo de colecionar também os álbuns de Copas em 1978, 1982 e 1986. O de 78, da Copa da Argentina, criou depois uma situação engraçada. A família do meu pai viajou pra Marataízes e eu fui junto. Bons tempos aqueles... praia e muita brincadeira pras crianças. Eu levei uma bola e o meu caderninho onde eu anotava, desde a Copa, TODOS os nomes dos jogadores - cortesia do álbum.

Um belo dia, não sei o que eu fazia mas o caderno ficou na mesa da sala e o meu tio, o botafoguense que fracassou ao me fazer torcer pro mesmo time que o dele, pegou-o e começou a ler - uma por uma - as escalações das 16 seleções, onde os nomes mais fáceis eram dos brasileiros e os bem mais complicados, de poloneses, holandeses, iranianos e tunisianos.

Ele deu um riso, não sei se de incredulidade ou de assombro - porque pelo que eu me lembre, escrevi certinho os nomes e para um menino de 7 anos, parecia algo impossível de se fazer.

O tempo passou, fiz o álbum de 82 e deste me recordo que um colega de prédio fez uma cachorrada enquanto eu tomava banho. Simplesmente arrancou duas figurinhas e na maior cara-de-pau, disse que não tinha feito nada! E se vangloriava de ser de Igreja Batista - imaginem se não fosse...

O da Copa de 86 nem me lembro se cheguei a completar.

Outras coleções que fiz foram a dos sensacionais Cards Ping Pong, lançados nos anos 70 e que vinham junto de um chicletão enooooooooorme. Achei uma página na internet que mostra a coleção inteira e por ela fiquei sabendo (essa eu não me lembrava, mesmo!) que Carlos Roberto, o treinador do Botafogo, foi jogador do meu Fluminense.


Taí a foto que não me deixa mentir...


Fiz também diversos álbuns de Fórmula 1. Lembro muito bem do de 1982, que trazia fichas completas dos pilotos daquele ano. E descobri outro dia que a revista Placar também lançou o seu álbum de figurinhas de automobilismo. Isso foi em 1977 e há no site Mercado Livre um deles para vender.

Quanta recordação boa, não?

Eu era feliz. E sabia!

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso ae Rodrigo...
Eu tb já tinha esquecido de albuns de figurinhas...
Colecionei o de 82 (na verdade, eu era mto novo, eu lembro de algumas da figurinhas apenas),em 1986 lembro do famoso Game Card, que vinha uma figurinha e um card que se raspava ate marcar um gol, em 1990 colecionei também mas em 1994 parei. 1998 e 2002 também não.
Mas este da Copa do Mundo da Alemanha foi fabuloso. A campanha de marketing em trazer junto com os principais jornais o album e algumas figurinhas viraram febre...
Eu lá dos meus 28 anos e meu pai pareciamos moleques correndo atrás de envelopes... colecionamos e no momento, falta apenas 1!!!!!

Rapaz, querendo, tenho algumas repetidas... olha o escambo de volta!!!

Abraços!

Anônimo disse...

NÃO RESISTI, AO COMPRAR JORNAL E GANHAR AS FIGURINHAS.... RS, LEMBREI DE 90 E 94, QUANDO TAMEM FIZ COLEÇÃO (O DE 90, FALTAM DUAS INFELIZMENTE)... DE 98 E 2002, NÃO ME IMPORTEI, MAIS RETORNEI A COLECIONAR AGORA. ESTOU ME DIVERTINDO.

ALAN