domingo, 23 de abril de 2006

Chatice sobre rodas II

O GP de San Marino foi um teste para a paciência de qualquer mortal que goste de Fórmula 1.

Como pode a principal categoria do automobilismo mundial correr num circuito superado e sem NENHUM ponto de ultrapassagem?

Está certo que o Yuji Ide tentou achar algo que era impossível e provocou a capotagem de Christijan Albers logo na primeira volta. Com as reformas, em Imola só se ultrapassa se o piloto da frente cometer um erro ou consentir a manobra.



A corrida foi chata toda vida. Aquele final, com Alonso comboiando Schumacher por 19 ou 20 voltas, não teve graça nenhuma. Para os tiffosi valeu pelo fim do jejum de treze vitórias do piloto alemão, que agora soma 21 pontos e é o vice-líder do campeonato. Alonso tem 36 e mostrou maturidade em pensar nos oito pontos que conquistou na Itália.

***

Engraçado que, algumas horas antes, a corrida da GP2 foi sensacional e acidentadíssima.

Logo na largada, o choque do brasileiro Lucas di Grassi no espanhol Adrián Vallés lembrou o ocorrido em 94, quando a Lotus de Pedro Lamy arrebentou a Benetton de J.J. Lehto. Depois, já com bandeira amarela, Alexandre Prémat levou uma porrada de Michael Ammermüller e aí já eram quatro pilotos fora de combate.

Com o grid invertido em relação à primeira corrida, o destaque foi Nelson Ângelo Piquet, que saiu na quarta posição, não largou bem e na relargada foi o protagonista de belíssimas manobras de ultrapassagem sobre Timo Glock e Hiroki Yoshimoto.

O brasileiro só não conseguiu superar o venezuelano Ernesto Javier Viso, que esteve imparável em Imola e venceu sua primeira corrida na GP2. O segundo lugar deixou Nelson Ângelo líder com 25 pontos contra 18 do experiente Gianmaria Bruni.

Em tempo:

Eu prestei bastante atenção no GP de San Marino, apesar de já ter dito que a corrida foi um saco.

Mas em MOMENTO NENHUM citaram o ótimo resultado do Nelson Ângelo em Imola e sua conseqüente liderança do campeonato da GP2.

Só o Luciano Burti deu uma rápida pincelada exaltando as boas ultrapassagens do piloto brasileiro. Esperei pelo aposto do locutor e pelo visto vou ficar assim até o GP da Europa.

Para bom entendedor, meia palavra basta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você diz que a corrida foi chata porque você é bonzinho.

Foi insuportável, sonífero na veia, a maior emoção foi o Button quebrando a placa com a cabeça no pitstop.

Sou grande fã de automobilismo, mas será que ainda vale a pena transmitir esses eventos, ainda mais sabendo que estão deixando de exibir categorias muuuuuito mais interessantes ? Sei que a grande irmã não vai abrir espaço na sua grade para "competições menores", mas ela tem uns canais afiliados especializados em esporte. Neste ano a programação automobilistica é um verdadeiro fiasco, eu diria um desrespeito ao assinante.

Será que nem pagando a gente consegue ver boas categorias ????

Anônimo disse...

Depois dos acontecimentos do GP de 1994, o autódromo de Ímola que era um dos divertidos para o público e pilotos transformou-se nessa procissão sem graça por causa das reformas que mutilaram, entre outros, um dos melhores pontos de ultrapassarem que eu já vi que era quando os pilotos vinham em plena pela Villeneuve e completava a manobra na Tosa. Engraçado que todos o trechos que possibilitavam ultrapassagens no circuito foram mutilados. Por que eles não aumentaram as áreas de escape como as dos circuitos mais novos como o da Turquia, por exemplo? Chicane é o maior broxante que existe para quem gosta de automobilismo.

Depois dos acontecimentos do GP de 1994, o autódromo de Ímola que era um dos divertidos para o público e pilotos transformou-se nessa procissão sem graça por causa das reformas que mutilaram, entre outros, um dos melhores pontos de ultrapassarem que eu já vi que era quando os pilotos vinham em plena pela Villeneuve e completava a manobra na Tosa. Engraçado que todos o trechos que possibilitavam ultrapassagens no circuito foram mutilados. Por que eles não aumentaram as áreas de escape como as dos circuitos mais novos como o da Turquia, por exemplo? Chicane é o maior broxante que existe para quem gosta de automobilismo.

Já reparou que andam enchendo a bola do Bruno excessivamente? Para que afinal? O que ele já fez de diferenciado para ficarem com esse assédio todo? Mais uma farsa brasileira para a F-1? Está com toda a pinta. Por isso eu vou torcer pelo Nelsinho como eu fiz pelo seu pai, pois pelo menos eu sei que ali é fruto de trabalho desde a base sem puxa-saquismo da turma que a gente já conhece bem.