quinta-feira, 13 de abril de 2006

Craque da Animação

Ele não é queridinho como Fernando Meirelles, cujo último filme, Jardineiro Fiel, concorreu a diversas categorias no Oscar 2006.



Mas o carioca Carlos Saldanha (acima na foto), 37 anos, torcedor do Flamengo (pois é, tem sempre algo depondo contra...), é um craque num métier muito difícil e ao mesmo tempo interessante de se realizar na telinha: os filmes de animação.

Eu digo difícil porque não se faz tudo sozinho. Ele próprio supervisionou uma grande equipe de produção para pôr nos cinemas o ótimo A Era do Gelo 2 (assistam!). Ao todo foram 300 profissionais trabalhando para ele e para a FOX por dois anos.

É uma rotina desgastante (pensam que é só médico e jornalista que rala no dia-a-dia?), porque na fase final de cada projeto, o diretor tem que se preocupar com os mínimos detalhes. E tome horas no escritório - às vezes, treze ou catorze por dia.

Não é mole não, porque fazer um longa de animação demanda muito mais efeitos e firulas do que, por exemplo, o clássico Fantasia (Disney, 1940), tido e havido como o melhor longa de animação de todos os tempos. Basta comparar as películas dos estúdios de Walt Disney com as atuais. Chega a ser covardia.

Aliás, a Disney comprou a Pixar Studios, que fez os megasucessos Toy Story 1 e 2 e Os Incríveis. O mercado de filmes de animação é crescente e promete pegar fogo.

Voltando ao nosso assunto do tópico, como todo bom diretor que se preze, Saldanha deu diversos palpites no roteiro de A Era do Gelo 2 e deu origem a alguns personagens, como o neurótico esquilo Scat - aquele que...

Ah, você achou que eu ia contar como é o filme?

Mais de 2,5 milhões de pessoas no país já foram assistir. Seja uma delas, pois.

2 comentários:

Luly disse...

Eu já vi!! Fui logo no dia da estréia... amei!! Não sei se o mais engraçado era o filme ou a risada gostosa da molecada que estava por lá.
Adoro animação!

Nil Borba disse...

Boa dica!!!

Beijos e bom domingo