sábado, 30 de dezembro de 2006

E sacanearam o Marcão...

Tava tudo indo tão bem...

O Fluminense contratando nove reforços para 2007, anunciando a chegada de possíveis quatro novos atletas, tudo caminhando para um grande início de temporada.

Mas aí resolveram pisar em cima de todo o planejamento para o Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Todo mundo viu que o ano de 2006 foi desastroso para o clube das três cores que traduzem tradição. Um fracasso retumbante no Estadual, seguido de outro na Copa do Brasil, mais outro na Sul-Americana e um vexatório 15º lugar no Brasileirão, à beira do purgatório.

A barca começou a sair de Álvaro Chaves com os jogadores que não estão mais nos planos do clube. Três foram emprestados para o Juventude, um outro para a Cabofriense, um se transferiu para o América de Natal, outro para a Gávea, um dos atacantes reserva foi para o Náutico e outro para o Palmeiras, muitos foram dispensados e estão sem clube.


Demitir o Tuta, tudo bem. Mas o Marcão?!?

Engrossaram a lista nesta sexta outros dois nomes.

Um deles não surpreendeu ninguém: o atacante Tuta, que fez 52 gols em dois anos pelo clube, fracassou este ano e foi questionado seguidamente pela torcida. Fez um ridículo gol contra a favor do Gimnasia La Plata pela Copa Sul-Americana e no jogo em que o Flu se livrou do rebaixamento, contra o Santa Cruz, perdeu dois gols que artilheiro que se preza tem mais é que mandar pra rede.

Afora isso, seu comportamento aparentemente indiferente, sempre mascando chicletes foi um paradoxo com suas atuações em campo. Ele sempre foi um batalhador. Mas para um clube da aura do Fluminense, artilheiros têm que fazer gols. Ser batalhador é pouco. Muito pouco.

Lugar de guerreiro, afinal, é na retaguarda.

E é a retaguarda que sofre o maior baque para 2007.

O volante e às vezes zagueiro Marcão, 396 partidas pelo clube, sete anos vestindo o glorioso manto tricolor, 22 gols marcados - um deles belíssimo, de bicicleta, contra o Botafogo, também não faz mais parte dos planos do clube.

Uma decisão aterradora, que espanta e que me revolta.

Primeiro porque é uma tremenda sacanagem com um profissional dedicado, que é tricolor de coração e que foi o único que sobrou do time que participou do purgatório da Série C em 1999.

Segundo, porque o jogador estava na bica para emplacar 400 partidas pelo Flu. Um número redondinho seria bacana, embora Marcão já esteja na história como um dos dez que mais vestiram a camisa verde, grená e branca.

Terceiro porque, cacete, faltavam dois dias para o fim do ano quando ele soube da notícia!

Será que quem quer que tenha decidido pela dispensa dele - quer seja o presidente ou o técnico (pra mim tem o dedo do PC Gusmão nisso) - não tem compaixão? O atleta perde o emprego às vésperas de um ano novo! E se ele não conseguir clube para jogar?

Afora que ofereceram a ele um paliativo ridículo que Marcão prontamente recusou, porque tem estofo, tem caráter e vergonha na cara: trabalhar no clube junto com a comissão técnica.

Ou seja: consideram o jogador superado e quiseram aposentá-lo.

Por mais que ele seja veterano, nunca o Fluminense poderia fazer tamanha cachorrada com um atleta que se doou, se entregou e foi sempre guerreiro em campo. E que criou uma identificação tão grande com o clube e principalmente com a torcida, que ela quase sempre gritava "Marcão! É Seleção" nos melhores momentos do atleta em campo.

Gostaria de desejar um início de 2007 bem mais legal para a nação tricolor do que este. Mas com essa sacanagem para cima do grande Marcão, não tem jeito disso acontecer.

4 comentários:

Anônimo disse...

Mattar, já faz tempo que sou meio por fora quando o assunto é futebol,meu time o Corinthians sinceramente nem sei a escalação.
Hoje em dia a tradição só ficou no nome dos times,antigamente tinhamos varios jogadores fieis a um time,isso acabou ,o que vale é a grana,tá certo,é o profissionalismo,talvez seja coisa de saudosista,que seja.
Alias ,a unica coisa que o Corinthians e Fluminense tem em comum é amor historico dividido pelo Rivelino.

Jonny'O

Anônimo disse...

Rodrigo, para nós TRICOLORES, tirarem o MARCÃO foi umtiro no pé que o PC Gusmão, nos deu...lamentável.

Feliz 2007!!!

Anônimo disse...

Mão,
parabéns pelas palavras. Expressam com fidelidade o que vai pelo peito dos verdadeiros tricolores.
Abraço, Ilanzito

Anônimo disse...

É, meu camarada... também não entendi. Tremenda sacanagem com o nosso eterno guerreiro.