terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Ha-haiiiiiiii!

Este 12 de dezembro não é um dia especial só para o automobilismo. O maior comunicador vivo deste país completa, hoje, 77 anos de idade.

Quem quer dinheirooooooo?!?



É ele mesmo (ha-haiiiiiiiii!): Silvio Santos.

Carioca, nascido Senor Abravanel e de uma família judaica, começou como camelô na Praça Mauá e depois na Barca da Cantareira, antes de ser locutor de rádio.

E daí para a televisão, onde conheceu Manuel de Nóbrega, foi um pulo. Silvio comprou o "Baú da Felicidade" que pertencia a ele, começou a ganhar dinheiro e comprou um horário na TV Paulista, para o seu primeiro programa - 'Vamos brincar de forca'.

Ironicamente, quando a Globo comprou a TV Paulista, em 1965, Silvio foi junto. E já era o dono absoluto do domingo, com dezenas de quadros pontuando o já famoso Programa Silvio Santos. Ele faturava horrores porque os anunciantes eram negociados por ele - e por cada cota, o apresentador-empresário ganhava cinco vezes mais do que o previsto.

Roberto Marinho ficou uma arara e em 1976, quando a Globo mudou a grade de programação, Silvio Santos foi embora. Entraram séries como "Planeta dos Macacos" e programas como "8 ou 800" e "Praça da Alegria". Silvio levou seu programa para três emissoras: TV Tupi, Record e TVS, a primeira de sua rede.

Foi graças ao general Figueiredo, o último presidente militar do país, que Silvio passou a ter uma TV em rede. Surgiu em 1981 o SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, apostando em desenhos, enlatados e claro, no Programa Silvio Santos, o carro-chefe do domingo.

Na esteira da nova emissora, havia também o "Aqui e Agora", apresentado por Wilton Franco e que revelou (revelou?) nomes como Wagner Montes, Christina Rocha e Sérgio Mallandro. E também o "Viva A Noite", do antigo boy do SBT Augusto "Gugu" Liberato, que começou timidamente nas quartas-feiras e explodiu como sucesso de audiência aos sábados.

E tinha mais: programas e novelas mexicanas, graças à parceria que dura até hoje com a Televisa. Vieram melosas atrações como "Os Ricos Também Choram" e os inacreditáveis "Chaves" e "Chapolin" - que de tão toscos viraram programa cult no Brasil.

Embora patine aqui e alhures, o SBT tem público cativo, atrai anunciantes e Silvio já deu tiros certeiros em projetos ambiciosos, como aquele que tirou a Copa do Brasil da Globo, dando a emissora o primeiro lugar em audiência na final entre Grêmio x Corinthians, há 10 anos atrás. E também com minisséries como "Pássaros Feridos" e "Raízes", onde espertamente o 'homem-que-ri' punha desenhos animados (da Pantera Cor-de-Rosa ao Pica-Pau), esperando a novela da Globo terminar (na época "Roque Santeiro") para exibir seus programas.

Em 2001, ele virou enredo de escola de samba aqui no Rio de Janeiro. A Tradição, hoje no Grupo de Acesso, contou a vida e a história do apresentador num samba que foi dos mais executados na época. Silvio desfilou no abre-alas e a apresentação da agremiação passou - inteira - na Rede Globo. A escola terminou em oitavo lugar no Grupo Especial.

Dizem que ele está envelhecendo, está ranzinza, intolerante... Adriane Galisteu que o diga.

Mas, vamos e venhamos: um homem que consegue o que ele conseguiu, partindo das ruas para o estrelato na TV, tem o seu valor.

Diria, aliás, que Silvio Santos, ou melhor, Senor Abravanel, nasceu de bumbum virado pra lua.

2 comentários:

Gustavo Castro disse...

Este cara foi é ainda é fantástico, mesmo o Sbt não estando na melhor forma, dali sairam craques como Ana paula Arósio(que é do meu tempo), Celso Portioli e etc... Na minha infância, adorava assistir no Sbt o desenho " O mundo fantástico de bob".

Luly disse...

77? Ranzinza e intolerante?? XXiii... acho que vai acabar sobrando pra mim cuidar dele velhinho! hahahah
má oeeeeee! rs