sábado, 4 de agosto de 2007

O malandrinho

Vi hoje, se tanto, quatro minutos do trecho final do treino do GP da Hungria de Fórmula 1. E foram suficientes, dentro do meu ponto de vista.

Afinal, quando notei que Felipe Massa não estava entre os 10 cujas iniciais apareciam na telinha, deu pra perceber que algo errado acontecera com o piloto brasileiro. E que - nenhuma surpresa nisto - Button e Barrichello não passaram da primeira fase da sessão qualificatória.

Isto posto, os tempos foram baixando e Alonso fez uma boa volta, imediatamente superado por Hamilton, que vinha logo atrás dele e sentando a bota para cravar 0s4 em cima do asturiano.

Que já arquitetava uma "malandragem" daquelas para cima do jovem e inocente companheiro de equipe.

Entrando no box antes de Hamilton para colocar seu último set de pneu novo (o prime, de composto duro), Alonso ficou ali estacionado, diante das câmeras da FOM e do mundo inteiro, enquanto Hamilton esperava atrás como se fosse num posto de gasolina um carro esperando o outro terminar seu abastecimento.

Mas o carro de Alonso nem precisava de combustível, só de pneus novos. Ou seja, propositalmente ele se deteve mais tempo parado do que o necessário - para prejudicar uma possível volta rápida do britânico que mandou montar pneus macios (option).

Resultado: Alonso saiu do pit a 1 minuto e 37 segundos do fim - se não me falhe a memória. Hamilton, a 1minuto e 15, no máximo. Tempo insuficiente para que abrisse uma flying lap e o espanhol conseguiu seu intento. Atrapalhou Hamilton, abriu uma tentativa e crau!

Pole position, cravando 0s107 no companheiro de equipe.

A FIA, zelosa como de costume, se apressou em comunicar que o episódio "está em investigação".

Não se sabe se existirá punição. Além do mais, depois do que aconteceu no Conselho Mundial, é capaz de pintar outra pizza. Desta vez, tamanho brotinho.

Restam algumas certezas após o treino:

- Alonso vai vencer a corrida com sobras

- O título se encaminha para as mãos do espanhol

- A Ferrari só vai ao pódio se vencer a BMW na estratégia

- As chances de ponto para Felipe Massa são praticamente nulas

- A Toyota evoluiu muito na fase européia do campeonato

- E Adrian Sutil vai continuar na frente de Sakon Yamamoto até o fim do campeonato

Um comentário:

Gustavo Castro disse...

Dale Alonso. Tomara que ganhe, mas tenho medo de um possível toque dele com o Hamilton.