sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Carros de uma corrida só (parte 4) - Stebro MK IV

Peter Broeker em Glen: por pouco o Stebro não marcou ponto em 1963

Formada por John Stevens e Peter Broeker, a Stebro Systems Ltd. surgiu em 1956 como fornecedora de peças de reposição para veículos de competição e também de alta performance. No início dos anos 60, construíram um Fórmula Júnior para formar novos pilotos canadenses, mas o projeto não seguiu adiante.

Em 1963, entretanto, surpreenderam ao inscrever o chassi Stebro MKIV com motor Ford de 1,5 litro - o Type 109A - no GP dos Estados Unidos em Watkins Glen. Com Peter Broeker ao volante (Ernie DeVos estaria no segundo carro, mas não houve tempo hábil para sua construção), o Stebro foi o pior carro no grid de 21 carros classificados, com o canadense virando em 1min28s6, contra 1min13s4 de Graham Hill - portanto, uma diferença de 15 segundos.

Broeker só não foi o último o tempo inteiro do GP dos EUA porque Jim Clark teve problemas logo no início e passou as primeiras quatro voltas em 20º lugar (o escocês terminaria em terceiro). Assim, quando foi superado pelo Escocês Voador, o canadense limitou-se a levar o estreante conjunto Stebro-Ford até o final. Levou 22 voltas do vencedor Graham Hill e como prêmio de consolação restou ao piloto chegar em sétimo, próximo do primeiro ponto na Fórmula 1.

Mas a aventura rapidamente chegou ao fim. O Stebro nunca mais apareceu na categoria máxima e Broeker morreu aos 50 anos de idade, em 1980.

Um comentário:

Anônimo disse...

Até que o carrinho era simpatico,vi uma foto do Stebro colorida em uma prova de classicos,azul marinho com as faixas branca ,mas com o santo antonio bem maior ,o que tira um pouco a harmonia do conjuto,mas é aquela coisa né,ninguem vai querer virar de cabeça para baixo com o arco original.

Jonny'O