quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Números, números, números e mais números

Faz tempo que não escrevo sobre Nascar. Mas tenho alguns motivos. O Sportv não transmite mais o campeonato. E tirei o pacote digital da NET em casa, por isso (felizmente) estou sem ver as corridas pelo Speed com aquela dupla de dois ruim de dar dó.

É verdade que Tony Stewart ganhou pela segunda vez em três anos em Indianápolis. E que - viva! - Juan Pablo Montoya alcançou um ótimo segundo lugar no lendário oval, se tornando o primeiro piloto que passou pelos monopostos na F-1 e no automobilismo estadunidense a conseguir um resultado tão relevante.

Quero ver agora o que vão dizer os que dele falavam tão mal, no começo do ano... provavelmente estão se rasgando.

O que me leva a falar da categoria de turismo (que dizem que não é turismo) é um post do Fábio Seixas sobre um americano, Ken Roberts, que fez uma projeção das chances dos pilotos da Nascar para o Chase - que neste ano terá 12 pilotos, com cada um começando com o mesmo total de pontos, acrescidos cinco de bônus a cada uma das poles e vitórias conquistadas ao longo do ano.

Por exemplo: Jeff Gordon, líder absoluto do campeonato com 3.076 pontos somados em vinte etapas, está muito dentro do playoff. Outros cinco nomes estão "praticamente 100%" e são Denny Hamlin, Matt Kenseth, Jeff Burton, Tony Stewart e Carl Edwards, o acrobata.

Kyle Busch, que já foi demitido pela Hendrick, está quase lá, com 99,6% de chance. Kevin Harvick, um pouco menos abaixo, com 99,3% - seguido por Jimmie Johnson, o atual campeão (98,9%), o bom Clint Bowyer (95,1%) e Martin Truex Jr. com 83,8% de chance.

Na bica para ser ejetado do Chase ou se classificar, está Dale Earnhardt Jr. em 12º, com 41,4% de chance. Mas a dupla da Penske vem babando: Kurt Busch tem 36,3% de possibilidade e Ryan Newman, 21,7%. Daí pra baixo, todos os demais têm possibilidades remotíssimas - Montoya inclusive, com parcos 2%. De David Ragan em diante, chances retóricas e de Nemechek, que é o 34º na classificação para lá, todos eliminados.

Eu não morro de amores pelo filho de Dale Earnhardt como piloto e isso eu já deixei claro dezenas de vezes. E vou aproveitar a ocasião para torcer - muito - contra ele e que Kurt Busch, outro nome que não aprecio, mas respeito mais como piloto porque tem um título na divisão principal, se classifique.

3 comentários:

Anônimo disse...

Saudades das transmissões históricas do Chase.. Rodrigo Mattar e Sérgio "padedê" Maurício!! Sportv compre a Nascar novamente!!

Gustavo Castro disse...

Também sinto bastante saudades das transmissões deles na Nascar. Além de achá-los uma das duplas que mais tem sintonia na tv brasileira, têm tambémo fato de que não tenho o Speed Channel, e com isso, nem as corridas eu assisto. E vamos torcer para o Montoyucho se classifcar, apesar de remotíssimas chances.

Anônimo disse...

Sportv podia muito comprar os direitos de transmissao da Nascar, assistia todas as etapas,nao tenho Speed,tenho Sop Cast e continuo assistindo algumas corridas pela internet,mas era sem duvida, bem melhor com o Sergio e os comentarios do Rodrigo...esse ano vai dar Chevrolet 24 da Du Pont...