terça-feira, 14 de agosto de 2007

Carros de uma corrida só - Connew


Esta é uma nova modalidade de tópico no Saco de Gatos - para mostrar os carros ou equipes de Fórmula 1 que se restringiram a uma única aparição na categoria máxima.

O modelo da foto acima é o Connew PC1, um projeto de fundo de quintal feito por Peter Connew destinado inicialmente para provas de Fórmula 5000 - e que acabou aproveitado para a F-1.

Em fotos tiradas de perfil, o Connew mostrava uma aerodinâmica bastante interessante, com a frente em cunha e o cockpit inclinado horizontalmente. Com o apoio da Capricorn, uma empresa de alimentos, Peter Connew levou seu carro para o GP da Inglaterra em Brands Hatch, com o objetivo de dar quilometragem e visibilidade ao projeto. Contratou François Migault, que estrearia na categoria máxima, mas o carro teve problemas de suspensão e não se apresentou para os treinos classificatórios.

A tentativa seguinte foi o GP da Áustria, em Zeltweg, onde Migault marcou o 25º (e último) tempo a quase 4 segundos do March 721G de Mike Beuttler. Na corrida, chegou a alcançar um honroso décimo-sétimo lugar, na frente dos brasileiros Wilsinho Fittipaldi e Carlos Pace, do italiano Andrea de Adamich e do alemão Rolf Stommelen. Entretanto, depois de 22 voltas, a suspensão do Connew quebrou e Migault saiu da prova.

Depois disso, não se sabe por qual razão, Peter Connew nunca mais alinhou seu carro para qualquer GP. Como lembrança, o construtor (que ainda está vivo) tem guardado como troféu o periscópio da entrada de ar do motor do seu único carro de Fórmula 1.


Peter Connew e seu troféu

3 comentários:

Anônimo disse...

interessante este novo tópico, rodrigo...imagino então que não são poucos os casos como este do connew.
será que o patrocínio da capricorn foi para apenas uma corrida? e o carro chegou a correr na f-5000?

Anônimo disse...

O Carro desdea primeira vez que o vi...a uns 30 anos atrás, me pareceu um Surtees Modificado, por causa da similaridade do Santo Antonio.

Anônimo disse...

Caique esta semelhança com o primeiro Surtees não é a toa ,Connew trabalhou na equipe em seus primeiros passos quando ainda utilizavam um chassi Mclarem ,mas a aventura do time Connew é fantastica e essa prova na Austria foi um sufoco danado,no primeiro treino o carro jogou oleo por tuda a pista e para o treino classificatorio o piloto Migault fez as voltas andando abaixo dos 9600rpm ,por isso o tempo ruim.
No ano seguinte o piloto suiço Pierre Soukry converteu o chassi para F5000 usando um motor chevrolet ,não sei se correu .
Foram feitos dois chassis nessa longa historia da Connew.

Jonny'O