sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Ainda bem...

... que eu como brócolis. Quem quiser, que preste atenção na reprodução de matéria da BBC Brasil.


02/08/2007 - 16h30
Brócolis reduz risco de câncer agressivo na próstata, diz estudo
BBC Brasil


Comer brócolis e couve-flor regularmente reduz o risco de um homem desenvolver formas agressivas de câncer de próstata, sugere uma pesquisa feita nos Estados Unidos e publicada no no Journal of the National Cancer Institute. Após um estudo que envolveu 1,3 mil voluntários, os cientistas chegaram à conclusão de que essas duas verduras são as que oferecem maior proteção contra tumores agressivos na próstata.

A equipe do National Cancer Institute dos Estados Unidos e do Cancer Care de Ontário, no Canadá, questionou pacientes diganosticados com a doença sobre os seus hábitos alimentares.De uma forma geral, eles observaram que não havia associação entre a ingestão de frutas e verduras e um decréscimo no risco de um homem ter câncer de próstata.

Por outro lado, eles notaram uma ligação entre um maior consumo de verduras de coloração verde escura e da família das crucíferas, especialmente o brócolis e a couve-flor - que pertencem a essa família, com a diminuição do risco de desenvolver tumores agressivos na próstata.Uma porção semanal de couve-flor foi associada a uma queda de 52% no risco de desenvolver uma forma agressiva da doença; a mesma quantidade de brócolis levaria a uma queda de 45% nesse risco.

A ligação entre o consumo de verduras e a redução no risco de desenvolver câncer de próstata já havia sido demonstrada em outros estudos, mas ainda não haviam sido produzidos resultados consistentes. Além disso, muitos estudos não haviam analisado especificamente as formas mais letais da doença. Segundo os cientistas americanos e canadenses, o consumo de espinafre também pareceu estar associado a uma redução no risco de desenvolver câncer de próstata, mas a melhora não parece ter sido significativa para casos de câncer que se espalham para além da próstata.

"O câncer agressivo de próstata é biologicamente virulento e está associado com prognósticos ruins. Se a associação que nós observamos se revelar causal, uma possível forma de reduzir o impacto dessa doença pode ser a prevenção primária por meio do aumento do consumo de brócolis, couve-flor e possivelmente espinafre", disse a responsável pelo estudo, Victoria Kirsch, do Cancer Care Ontario. Kirsch ressaltou, no entanto, que os homens que queiram prevenir o câncer não devem apenas comer brócolis e couve-flor, mas devem ter um estilo de vida mais saudável de forma geral. Entidades ligadas à prevenção do câncer também alertaram para a necessidade de se manter uma dieta saudável e não atribuir importância excessiva a um alimento específico.

"Quando o assunto é comida, não há nenhuma 'superfruta' ou 'superverdura' em particular que vai proteger você do câncer"", disse Kat Arney, da britânica Cancer Research UK.

"Especialistas já provaram que a melhor forma de reduzir o seu risco de desenvolver vários tipos de câncer é comer uma dieta balanceada. Isso significa incluir pelo menos cinco porções diárias de uma variedade de fruta e verduras, incluindo brócolis e couve-flor."

3 comentários:

Survivor disse...

E se quiser ficar fortinho e agradar a Olivia Palito, Popeye também precisa comer espinafre... rssssss

Anônimo disse...

Existe link para a reportagem?

Anônimo disse...

Rodrigo, não tem nada a ver com seu post, mas como o Speed Channel, agora também na Sky, além da NET Digital, transmitiu ao vivo a GP2 hoje e anuncia a transmissão ao vivo do restante da temporada? Será que vai acontecer o mesmo que houve com a Nascar? Teremos no futuro a GP2 no Speed? O que o povo do SporTV diz a respeito?

Sendo sincero, torço muito para que isso aconteça. NUNCA mais teremos a GP2 em VT, ou cortada no meio, ou começando a ser transmitida na metade, para que o SporTV passe esportes com ZERO de repercussão e importância internacional, como Judô ou Volei.

Tá ficando feio pra qualquer outro canal, tem cada vez mais coisa no Speed. Essa semana juntaram-se FIA GT e GP2 a já extensa e crescente lista de campeonatos transmitidos. Acho que com a Fox por trás bancando o Speed, a tendência é o automobilismo sumir dos demais canais de esportes. Ainda bem, visto que é tratado como esporte de nona categoria por eles...