terça-feira, 14 de novembro de 2006

Os F-1 que nunca correram - IX

Vamos para o nono carro de F-1 da série dos que nunca correram em um Grande Prêmio. E este vem de priscas eras da categoria máxima.



Eis o Arzani-Volpini, construído por Egidio Arzani e Gianpaolo Volpini, na Itália.

Coerentemente como em todos os carros da época, o motor era dianteiro - um Speluzzi derivado do bloco do Maserati 250 F de seis cilindros em linha com 2.500cc, o mais popular da marca do tridente no automobilismo em todos os tempos.

De acordo com os alfarrábios do esporte, o carro foi inscrito para a disputa do GP da Itália, última etapa da temporada de 1955. O piloto seria Luigi Piotti, que tinha 42 anos na época. Mas entre os 23 inscritos para aquela competição, o Arzani-Volpini foi o único carro que não marcou tempo e portanto ficou de fora.

Depois disso, o projeto foi abortado. O Arzani-Volpini nunca mais foi visto em qualquer autódromo e Luigi Piotti correria ainda oito provas com Maserati e Osca antes de se aposentar e falecer em abril de 1971, aos 57 anos de idade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta é uma das poucas fotos que se tem noticia do Arzani-Volpini ,alias , por esse angulo o carro era muito bonito ,é claro ,para o estilo da época, pena ter ficado apenas em uma tentativa .Era muito comum ocorrencias assim nos anos 50 e 60,onde o automobilismo era totalmente romantico, amador e um piloto era um heroi.
Naquela época ,um pequeno erro poderia ser fatal.
Lembro de uma serie ,acho que na ESPN,não tenho certeza,se chamava poder e gloria,narrado por Celso Miranda, em um dos episodios contava a historia do BRM V16 de 50,51 ,em uma das cenas os mecanicos empuram o carro e quando ele fuciona o som do motor é algo divino ,nunca escutei nada igual!

Jonny'O