sexta-feira, 10 de novembro de 2006

O drama do ônibus 499

André Ribeiro, ambulante carioca, conquistou nesta sexta-feira bem mais do que 15 minutos de fama.


Por dez horas, este homem de origem humilde manteve reféns dezenas de pessoas dentro de um ônibus intermunicipal que faz a ligação Central do Brasil - Cabuçu, na Baixada Fluminense. O veículo, da Viação Tinguá, foi parado em frente ao Posto de Molas do Jairo, em plena Via Dutra. E o drama durou quase todo o dia, até há cerca de 1h30 atrás.

Claro que na mente de todo mundo veio a história do seqüestro do ônibus 174, em junho de 2000, quando o bandido Sandro do Nascimento, o "Mancha" provocou horas de tensão e terror. A professora Geisa Firmo Gonçalves foi morta na ação (por um tiro de policiais) e Sandro foi assassinado dentro de um carro do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE) por estrangulamento.

Voltando ao "caso" do ônibus 499, a ação de André foi exclusivamente por motivação passional. Segundo testemunhas e a polícia, que conseguiu acabar com o drama depois de aproximadamente 10 horas, ele xingou e bateu na ex-mulher, de quem está separado há quatro meses, após dez anos de casamento.

Felizmente, a polícia agiu com cautela e negociou a libertação dos reféns, que durante o seqüestro jamais sofreram ameaças maiores de morte, exceto claro a ex-esposa de André, que teve inclusive uma arma apontada para sua cabeça. Quando a arma foi resgatada, os policiais prenderam o seqüestrador.

Nenhum comentário: