domingo, 26 de novembro de 2006

Antiquarium? Não... é o Rio Scenarium

A Lapa sempre foi referência no Rio de Janeiro.

Quer seja com o imponente aqueduto que depois virou a linha do Bonde de Santa Teresa ou pelos malandros famosos dos anos 30/40, como Madame Satã - o homossexual mais macho que já existiu - e o cantor Nelson Gonçalves. E também pelas prostitutas, travestis, bons restaurantes e vida noturna intensa.

Depois de um período decadente, a Lapa renasceu das cinzas. O Circo Voador, que esteve fechado por alguns anos, retomou atividades. A Fundição Progresso também segue a todo vapor com sua programação. Afora novos espaços, como o Teatro Odisséia e ótimos bares e restaurantes.

Um destes lugares foi aberto tem cinco anos e realmente chama a atenção: é o Rio Scenarium.

Misto de antiquário e point noturno, a casa fervilha de terça a sábado com uma programação que dá ênfase a MPB. No piso térreo, o chorinho, a seresta e o samba são os donos do pedaço. As mesas lotam, turistas invadem o lugar e formam uma fauna bastante diversificada. Pode-se ver gente bonita, playboys, patricinhas, alternativos, gente de terno, de bermuda e também com as indefectíveis havaianas. Democracia é isso aí...

O lugar ainda tem outros três ambientes. Um segundo andar por onde os clientes podem chegar via um elevador antiquíssimo, daqueles de porta pantográfica, com uma parte onde o pessoal fica batendo papo e pegando uma carona na música que vem da parte de baixo.

E no mesmo segundo pavimento, um anexo espaçoso, com dois bares e um palco onde rola música "pra dançar e pra pular", sempre em língua portuguesa. E um DJ que entra em ação nos intervalos dos shows.

Ontem, depois de uma experiência anterior não muito boa, fui ao Rio Scenarium prestigiar o aniversário de uma grande amiga, que conheço tem 16 anos. Ela mandou chegar cedo. Obediente, eu fui. Ainda havia poucas pessoas no andar de cima, mas no primeiro, onde o chorinho rolava solto, tudo cheio. Não havia mais mesa vaga.

Os amigos dela e também nossos em comum (destes foram poucos, apenas três) foram chegando. Fotos de praxe, sorrisos, elogios e trabalhos abertos com cerveja Cerpinha e pastel de camarão - divino! Bebi também a cerveja Sol já produzida aqui (péssima) e a Itaipava (bem razoável).

Às onze da noite, casa cheia, a música começou a rolar. Um grupo bastante simpático e competente desfilou dezenas de sucessos da música nacional, do pop ao rock, passeando pela tenebrosa axé music e, pasmem, revisitando Balão Mágico e também a música (cujo nome não me lembro) cantada por Moraes Moreira, Baby Consuelo, Ricardo Graça Mello e Bebel Gilberto pra um especial infantil da Rede Globo.

Como diversão é meu nome do meio, dancei sem parar - quer dizer, não dancei funk, que eu abomino, e nem axé music. Mas até dei uns passinhos de forró, escudado por uma das simpáticas amigas da Rita, a aniversariante.

A turma aí de cima dançou até dizer chega!


Saí de lá com a camisa e a calça encharcadas de tanto suor. Eram quatro da manhã quando peguei um táxi e fui pra casa. E depois de uma noite tão divertida, fiquei com gosto de quero mais e recomendo: o Rio Scenarium é um grande barato.

E viva a viva Lapa, mais uma vez!

5 comentários:

Luly disse...

Vou anotar na minha lista de coisas para fazer quando for ao Rio...rs

Anônimo disse...

E eu vou anotar na minha lista de lugares que ainda quero conhecer. Você tem um poder tão grande de descrição que me senti junto nessa festa...rs Beijossssssssss

Rodrigo Mattar disse...

Inez, bora marcar então... o que é que estamos esperando?!?
Beijosssssssssssss!

Anônimo disse...

Rodrigo, meu amigo querido!!! Vc não poderia faltar no meu aniversário!! Figura animada e marcante!! Fiquei muito feliz c/ a sua presença!Fica uma sugestão... Q tal comemorar seu aniversário lá no ano q vem?? Bjs

Anônimo disse...

Fala Rodrigo!!!
Eu sou o Jone, o cara que está fazendo figuração nesta foto. rsrsrs
Camarada, também adorei a noite... foi super legal!!! Vamos marcar outra e ligamos pra você!!!
Forte abraço!