terça-feira, 14 de novembro de 2006

E por falar em desafios ou em falta de...



E assim ficou o que era o melhor autódromo da América do Sul.

É nessa pista marcada em verde que a Stock Car vai correr pela primeira vez no Rio depois que o autódromo foi fechado pela prefeitura para as obras de construção de três módulos esportivos para o Pan 2007.

Note que o ginásio maior foi erguido em cima do trecho da curva do Cheirinho e da curva Norte, ou seja... teoricamente o setor norte está extinto.

Teoricamente, pois basta um pouquinho de boa vontade e podemos ter sim uma boa pista. Se não do jeito que era, que todo mundo gostava, mas bem melhor do que este traçado alternativo inventado para a corrida de domingo.

A pista ficou com 3,37 km de extensão, usando um grampo em 180º interligando as duas retas. A curva Sul também foi ignorada de acordo com o croqui acima. Os pilotos vão até a curva 1 do antigo oval do circuito carioca. E depois há um "esse" de freada muito forte levando até o restante do setor Sul da pista, que foi felizmente preservado.

A comunidade automobilística carioca lutou bravamente para que o desafio de manter o esporte vivo na cidade não fosse perdido. Nenhuma batalha foi ganha, mas os primeiros roncos de motor ouvidos no último domingo durante o treino aberto para carros do Regional, mais uma Alfa Romeo 156, um Maverick (isso mesmo!) e um Omega com motor de Stock V-8, foram um bálsamo para quem tanto lutou para ver o autódromo reaberto.

Como bem diz o amigo André Buriti, é hora de arregaçar as mangas, recomeçar os trabalhos, tirar a poeira dos carros e a naftalina dos macacões. O futuro, nós construiremos.

Que assim seja.

4 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo:

Ridículo este traçado, eu preferiria o Club Original.

Rodrigo Mattar disse...

Também preferia, mas já que não tem "tu", vai "tu mesmo".

Anônimo disse...

Dá para dar uma 'ampliadinha'.
Tô com você.
Já que só tem esse, vamos com esse...

Anônimo disse...

Que esse Pan seja um retumbante fracasso.