segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Chapa fervente!


O fim de semana foi de ebulição total no automobilismo, com o retorno do Rio ao calendário do esporte e a penúltima etapa do playoff da Stock Car.

Estive no autódromo (ou no que sobrou dele) na sexta-feira. Além da consternação com as obras, vi uma pista ainda abandonada mas que no fundo merecia voltar a ser utilizada, mesmo que num traçado um pouco "mandrake".

Aquele dia foi de calor intenso, infernal, sufocante. Nem eu, carioca tão acostumado a dias assim, estava agüentando. E tome água mineral, guaraná, Pepsi, cerveja Sol e o que mais viesse. Fui com os amigos Zampa e Ricardo Di Loreto ao La Plancha comer pastel de camarão. E já quando o sol se pôs e a temperatura enfim baixou, uma tropa de choque liderada por Kaká Kacelnik se dirigiu ao Gula Gula do Rio Design Barra para mais uma aventura gastronômica, coadjuvada por Cláudio Stringari, este que vos escreve, Rodrigo França e Tiago Wesley.

Revi vários amigos, entre pilotos e jornalistas de fora. Cruzei com o Reginaldo Leme e ele lamentou que eu não pudesse ir no sábado (ah, o plantão...) e ainda tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a impoluta figura de Victor Martins, acompanhado do PGE (Pequeno Grande Estagiário) Marcelo Freire.

Como o compromisso do plantão me afastasse de poder ir à pista no dia da definição da pole, acompanhei o resultado do treino, com Ricardo Maurício largando na frente. Na sexta, eu já comentara com ele que as chances do melhor tempo vir no treino oficial eram grandes. Parece que eu acertei.

A corrida, que teve presença de um público muito numeroso, foi tão quente quanto o clima nos outros dois dias (de ontem pra hoje choveu e o calor deu uma dissipada). A prova disto foi a entrada do Safety Car por três vezes, algumas ultrapassagens muito bacanas, disputas porta com porta, toques, três pilotos desclassificados - sendo que a chapa esquentou no parque fechado entre Thiago Camilo e Luciano Burti - e outros cinco punidos com acréscimo de tempo.

E quem foi um dos "agraciados"? Cacá Bueno, que se julga 'perseguido' pela categoria.

O piloto se envolveu num imbroglio com Giuliano Losacco, atual bicampeão, na última volta. Os dois se tocaram mais de uma vez e perderam posições. Como quem pode mais chora menos, ele foi punido pelos comissários e desceu cinco postos na classificação final.

Ao saber da punição, saiu da praia e voltou ao autódromo. E desabafou, à la Fernando Alonso. "Não amo mais este esporte".

É um desabafo compreensível, mas será que ele se perguntou de sua má largada? De quanto seu carro vinha lento em retas? Talvez não. Agora a preocupação será com a corrida do próximo dia 10, porque ele tem apenas dois pontos de vantagem sobre Hoover Orsi, o vice-líder.

Este sim está fazendo o que deve. Não se mete em confusões, não abre a boca pra criar polêmicas, é rápido, guia bem e é competente.

Não venceu corridas - ainda. Pois se vencer a última e a única do ano, pode ser campeão.

Já pensaram?

5 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Como escrevi no Blig do Flávio, não morro de amores pela categoria e nem pelo Cacá, mas ano passado o desclassificaram de maneira ridícula por ter MAIS gasolina no tanque ao final da corrida e ontem porque bateu no Lossaco. Com toda a sinceridade, já cansdei de ver na cena e a panca que o Thiago Camilo deu no Bueno foi muito pior que a do Cacá no Lossaco ,mas não puniram o Camilo por isso e sim pelo episódio com o Burti, isso não está cheirando bem, porque me lembro de 2004 quando o Cacá venceu em Curitiba e após a corrida o desclassificaram por posicionamento da Bonmba de óleo, que antes da largada havia sido aprovada pelos Comissários de Pista, aí eu pergunto: Qual é o envolvimento do Xandy Negrão com o Autódromo? Está esquisito.

Abração,

Caíque.

Anônimo disse...

Rodrigo, me desculpe, mas durante toda a corrida o Cacá foi sendo tocado pelos adversários. Parecia uma disputa: "Todos contra o Cacá".
Tudo bem, se tivesse pulado na ponta não aconteceria nada disso, mas sejamos justos, desde o ano retrasado, com aquela punição abjeta em Londrina, a direção da categoria toma medidas muito suspeitas contra ele.

Anônimo disse...

quanto ao autodramo, o atual traçado precisa melhorar para conseguir ser broxante.
mas a vida continua e vamos torcer para que arrumem um traçado melhor ai para o rio. ate para não ser riscado dos calendarios nacionais, de fora então e melhor esquecer.
quanto ao caca bueno, foi o piloto mais vaiado aqui em curitiba, em definitivo ele não e o piloto mais amado da categoria.

Rodrigo Mattar disse...

O que o Cacá pôe em suspeita é que a Medley co-patrocina a Stock Car. Sem citar nomes, mas certamente atirando no alvo certo.

Anônimo disse...

Claro que a questão da Medley patrocinar a categoria interfere nas decisões, talvez, por isso, essas punições ridículas ao Cacá.
Aqui em Interlagos, até a torcida é contra ele, simplesmente por ser filho do Galvão. Isso é ridículo.
Para nós, que gostamos de corridas de automóvel, tanto faz quem é o pai do sujeito, a nacionalidade, o carisma etc e tal. O que vale é o que o cara faz na pista.
E o que rola na pista não prevalece no resultado final das corridas da Stock.