segunda-feira, 10 de julho de 2006

Vale a pena ver de novo?


Quando a gente pensa que a página já está virada, lá vem o Manoel Carlos com mais uma novela - e mais uma Helena!

Que falta de criatividade, né não?

Tem 26 anos que o moço escreve pra Rede Globo e desde então ele dá um jeito de encaixar uma Helena em seus folhetins.

Eu acho uma mania chata. Até porque remete à Helena do romance de José de Alencar e explicitamente à Helena de Tróia, a grande inspiração do autor.

A primeira foi em "Baila Comigo", de 1982 - interpretada pela inesquecível Lilian Lemmertz.

Depois foi a vez de Maitê Proença ("Felicidade", de 1991), Vera Fischer ("Laços de Família", de 2000 - recém-re-reprisada) e Christiane Torloni ("Mulheres Apaixonadas", de 2003).

Agora é a vez de Regina "Eu tenho medo" Duarte, a avozinha do Brasil, ser a nova Helena do Maneco.

Que o autor é um craque da televisão brasileira, isto é indiscutível. Em 55 anos de carreira, ele fez parte do núcleo artístico da Record, quando a emissora paulistana era mais forte na audiência que a própria Globo. Duvidam? Ele era o diretor dos programas "O Fino da Bossa", "Esta Noite Se Improvisa" e do humorístico "Família Trapo", onde o saudoso Golias estourou e Jô Soares começou como comediante.

Mas ele torna todas as suas histórias vagamente parecidas, senão repetitivas. Principalmente porque como pano de fundo lá estará o bairro do Leblon, onde Maneco mora há 31 anos. Desta vez ele garante que vai dar mais "voz" aos personagens folclóricos da região.

Quero só ver. No fundo, no fundo mesmo, tudo é muito chato. As novelas dele são um ramerrão de situações inverossímeis misturadas com o cotidiano do carioca - as chamadas "Páginas da Vida", se você preferir.

Em matéria de preferência, no entanto, eu sou mais saudosista.

Sucesso mesmo foram Dancin' Days, Roque Santeiro, Que Rei Sou Eu?, Bacanal (ops... Pantanal) e Fogo No Rabo!

Claro, foi a melhor sátira de novelas de todos os tempos!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

HAHAHAHA, boa lembrança fogo no rabo foi a melhor paródia de novela que já fizeram, reginaldo luis fernando guimarães, natália ??? não me lembro direito o nome do personagem da debora bloch e vivia falando dos filhos que iria ter daniela aparecida e cleverson carlos hahaha, sem contar o insuperável barbosa do ney latorraca !!!!!!!

Marco Aurélio disse...

Quem assistiu ontem Páginas da Vida viu um filme repetido. A música, o bairro carioca do Leblon , um arrastão, 2 casos de traição conjugal, um caso de brigas familiares, um caso de gravidez indesejável na adolescência. É aquele mesmo velho esquema. Será que a originalidade acabou na TV brasileira?

Um abraço

Marco Aurélio

Anônimo disse...

e lá vamos nós.
pro "mundo maravilhoso" do leblon.
eu acho esse tal de manoel carlos uma chatice...
é bem mais produtivo pegar um livrinho pra ler ou coisa que o valha.