quinta-feira, 6 de julho de 2006

O Mundo é Azul


Este post não é muro das lamentações, mas é a velha história...

Com um pouco mais de empenho diante da França e a passagem para a semifinal, o Brasil venceria Portugal para pegar a Itália domingo.

Felipão fez sua tropa chegar ao que puderam. Depois de quatro décadas, resgatou o orgulho luso em ver sua seleção entre as principais forças do futebol mundial. Mas com uma grande diferença em relação à equipe de 66. Aquele time onde brilhava o Pantera Negra Eusébio fazia gols. Muitos gols.

E embora Felipão tenha Figo, Cristiano Ronaldo e Deco, jogadores de qualidade e talento, não há poder de fogo na frente. Nem Simão Sabrosa, nem Pauleta, muito menos Hélder Postiga conseguem concluir jogadas com a precisão que se espera de centroavantes. E olha que o goleiro Fabien Barthez fez de tudo para colaborar.

O certo é que falta um "matador" a Portugal e isso foi decisivo nesta semifinal contra a França.

Não adiantou ao treinador brasileiro se comportar como se estivesse no Olímpico, nos tempos do Grêmio, reclamando ostensivamente de faltas não marcadas, do pênalti que existiu e depois, ao apito final, sair bradando para o uruguaio Jorge Larrionda o seguinte: "Você é uma vergonha!"

Ainda assim, o jogo foi muito mais duro para os bleus que o embate contra o Brasil. Zidane estava em campo, mas brilhou menos. Todavia, acertou ótimos passes, fez boas jogadas e cobrou com categoria o pênalti que Henry sofreu de Ricardo Carvalho.

A França jogou pro gasto. E para quem caiu fora na primeira fase da última Copa, chegar à decisão é um feito e tanto - ainda mais com uma equipe envelhecida e com a maior média de idade entre as 32 seleções classificadas.

Agora nada mais importa. França e Itália estão na decisão. E uma coisa é certa:

Uma equipe de azul será campeã do mundo.

Qual delas? Aí não vou arriscar não.

Nenhum comentário: