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quinta-feira, 6 de julho de 2006
Glória eterna ao R8
Há certas coisas no automobilismo que são inexplicáveis. A ausência da Volkswagen da Fórmula 1 é uma delas.
Digo isso porque a multinacional alemã deita e rola faz tempo no automobilismo com uma de suas subsidiárias - a Audi.
A marca dos quatro anéis ganha títulos a rodo no turismo europeu e nas provas de Endurance, onde fez das corridas longas um feudo quase só seu graças ao modelo R8.
Que teve no último sábado uma despedida gloriosa das pistas.
Aposentado para o desenvolvimento do R10 TDi, movido com um motor V-12 turbodiesel, que consome menos combustível que qualquer motor a gasolina, o protótipo deixa as pistas depois de cinco anos e nada menos que 63 vitórias - incluindo a de Lime Rock Park, com os pilotos Rinaldo Capello e Allan McNish.
No carro do Team Joest, estavam grafados os nomes de quem triunfou com o carro alemão, assim como as 23 pistas onde ele venceu - Le Mans, Sebring, Nürburgring, Mid-Ohio, Adelaide, Silverstone, Elkhart Lake, Road Atlanta, Lime Rock Park, Houston, Mosport, Trois-Riviéres, e muitas outras mais.
A marca de 63 triunfos do R8 não tem precedentes em nenhuma outra categoria. Nem os Porsche Grupo C que ganharam diversas provas nos anos 80 venceram tantas vezes. Na Fórmula 1, o maior vitorioso das pistas é o Lotus 72, que com diversas evoluções, venceu 21 GPs.
A Audi pode - e deve - se orgulhar dos seus feitos.
Mas será que não é hora de dar o grande salto para a Fórmula 1?
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Um comentário:
GOSTEI DO TÍTULO. ME LEMBROU ALGUÉM. A VC NÃO? hehehe
BJS
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