quarta-feira, 19 de julho de 2006

Relíquia III

E tome varandão da saudade!

Essa é pra homenagear duas figuras de proa do automobilismo brasileiro: Herculano e Antônio Ferreirinha - dois portugueses que vieram, viram e venceram por aqui.

Nos idos dos anos 70 (alô velha guarda, me corrijam se eu estiver errado...) os dois fundaram a Heve para construir carros de competição. O Lola T200 que disputou o torneio BUA de Fórmula Ford daquele ano claramente serviu de inspiração para a existência do primeiro monoposto construído por eles.

Muita gente boa guiou os Heve de F-Ford e lá por 73, acho, houve a promessa de que a Federação Goiânia levaria dezenas deles para o Planalto Central, para a organização de um torneio Centro-Oeste a partir de 74, quando o autódromo de Brasília seria inaugurado - o de Goiânia, lamentavelmente hoje abandonado, já existia.

Não sei ao certo se os carros chegaram, mas a demora na entrega precipitou a estréia de um certo Nelson Piquet (à época Piket) na Super Vê, onde o Heve correu com Milton Amaral e principalmente com Maurício Chulan.

Este último já era um craque em correr com os modelos Heve, especialmente os protótipos, desde 1972. Ele foi tetracampeão brasileiro de Esporte Protótipo Nacional (Divisão 4), sempre com o Heve de motor Volkswagen, mexido para alcançar 2.000 cilindradas.



Chulan, que algum tempo depois ainda seria também campeão da Fórmula Volkswagen 1600 em 79, aparece aqui nesta foto tocando o carro da escuderia Hollywood no circuito de Cascavel para mais uma vitória, na temporada de 1975.

Aliás, o que eles comemoraram de vitória naquele ano não estava no mapa...

10 comentários:

Anônimo disse...

Era garoto e quando via as fotos do polar Brahma do Chulan e seu lindo capacete já comecei torcendo pra ele,é Mattar põe uma foto do capacete dele da epoca da super-vê.

Jonny'O

Anônimo disse...

Rodrigo,
tinha tambem o Sergio Benoni, aqui de Curitiba correndo de Heve.
O cara era nosso amigo e andava bem.

Rodrigo Mattar disse...

Fotos! Quero fotos do Sérgio Benoni na Fórmula Supervê e na D-4!

Anônimo disse...

Carrinho fantástico, algumas vezes largava na frente dos Avallone que eram muito mais potentes, época boa de heve, polar, manta, sabre e invencioinices como um protótipo bimotor (vw/corcel), alguem ai sabe mais desse carro ?

Anônimo disse...

Alô Mattar,
Mais um blog pra me trirar do sério. Parabéns, está uma beleza!!
Se me permite uma intervenção ou duas, vamos lá: o Lola T-200 de F-Ford que "inspirou" os Heve pertencia a Giu Ferreira, que havia disputado o campeonato inglês da modalidade em 70, junto com o Ronnie Rossi, este criador e dono da futura Polar. O Autódromo de Brasilia foi inaugurado primeiro que o de Goiânia, ambos em 74. Eu estava presenta na inauguração dos dois. A tentativa de financiamento por parte da Caixa Econômica de 25 Heve para pilotos do Planalto esbarrou no lançamento da F-Super-Vê com forte aopio promocional e financeiro da VW.

Anônimo disse...

Rodrigo,
Este era o Carro. Vivia na Heve, vendo os Ferreirinhas rebitando Chassis. O P6 foi o mais bonito deles.

Anônimo disse...

Caramba,quer dizer que a super-vê mator a D4?
O estranho é que temos material disponivel para fazer um campeonato de prototipo e o negocio não vai,tem muito carro parado por ai(spyder,espron,mcr etc),o automobilismo brasileiro tá a pé é de promotor.

Jonny'O

Rodrigo Mattar disse...

Lembro que em 75 na prova de Cascavel da D4, a penúltima do campeonato, o Protótipo Bimotor VW/Corcel apareceu. Era pilotado por um certo Aírton Szidlowski. Ele ia tomar a segunda ou terceira volta do Hollywood Berta - e isso numa prova de 15 voltas - e os dois colidiram na curva do Bacião.
O Chulan ganhou essa prova na classificação geral.

Anônimo disse...

Caramba,niguém tem a foto do Protótipo Bimotor VW/Corcel ,será que não teve nenhum filho de Deus!
Vamos procurar!

Jonny'O

Anônimo disse...

Fiquei muito orgulhosa vendo o que vc escreveu sobre o meu Pai e o meu Tio. Obrigada!
Sobre fotos, vamos nos falar quem sabe nós não temos algo interessante...
Um abraço!!