sexta-feira, 21 de julho de 2006

A melhor sexta-feira da minha vida

Hoje vou poder me permitir falar de um dos momentos mais maravilhosos que eu já tive em 35 anos de vida.

Há exatamente uma semana, realizei um antigo sonho: andar num carro de corrida - mesmo que fosse no banco do carona.



Sonho este que sempre foi alimentado por uma paixão inenarrável pela velocidade, pelo cheiro de gasolina, pneu queimado, ronco de motor. Chama que nunca se apagou e nem se apagará.

E a idéia surgiu do nada. Eu chegara em Interlagos para acompanhar os treinos livres da GT3 Cup Challenge Brasil e pensei alto - até demais. "Como seria bom andar nesse carro!"

Foi a senha: o piloto e amigo Sérgio Ribas chegou pra mim e disse. "Não tem erro. Eu falo com o Dener (Dener Pires) e o Beto (Bob Keller) e eles ajeitam isso pra você."

Não passei o resto da tarde pensando nisso não. Se não desse pra andar, paciência. Que ficasse pra uma próxima. Mas o pessoal da Porsche do Brasil, que é parceiro nosso nas transmissões, não pensou duas vezes. Acharam que seria ótimo eu andar num dos carros para poder sentir como é que a coisa pega dentro da pista. E providenciaram tudo: macacão, luvas, capacete, balaclava - na verdade, já estavam lá, eram do Dener Pires e serviram direitinho em mim.

Por um momento me senti piloto de verdade! E com direito a foto tirada pelo competente Vinícius Nunes - já que eu deixara minha digitalzinha aqui no Rio.



O pessoal cuidou para que eu fosse andar no carro 00, escalado como reserva para a rodada dupla do último fim de semana. Tiraram o segundo assento que estava no carro de um estreante e o transportaram para o Porsche. O piloto que andaria comigo era Ricardo Maurício, com experiência na Fórmula 3000 internacional e hoje na Stock Car - portanto, um bota de grande qualidade. E o Ricardinho entrou na pilha e se animou pra me proporcionar um momento inesquecível.

Teríamos direito a sair no intervalo entre os dois grupos do treino classificatório. E o carro demorou a sair do boxe. Não por um problema mecânico, mas sim porque o cinto de segurança do meu banco estava mal ajustado. O próprio Dener, zeloso, veio em direção ao assento e consertou tudo. Os pilotos usam um cinto com seis pontos de fixação, cujo fecho fica bem na virilha. Incomodou um pouco, mas nem reclamei. Afinal, era uma oportunidade única - e de andar numa fera das pistas!

Recebemos o OK. Ricardinho ligou o carro (como ronca bonito o motor flat de seis cilindros!) e saímos pela pista do boxe em direção à saída para ganhar os 4,309 km do traçado do Autódromo de Interlagos. Antes, já fizera um sinal do tipo 'pisa fundo, não economiza'.

Ele entendeu o recado: tão logo ganhamos a pista, ele deu gás, trocou de marchas e logo estávamos no fim da reta oposta, freando forte para a descida do Lago. O ABS do carro alemão é maravilhoso, mas o corpo sente os efeitos, dando seguidos trancos pra frente.

Ricardinho fez com mestria a curva do Laranjinha e ganhou o miolo de baixa. O barulho característico do carro passando sobre a zebra, que eu só conhecia dos jogos de videogame, estava ali bem aos meus ouvidos. Afora o ronco forte do motor, despejando sua cavalaria de 390 HP.

O êxtase completo foi o subidão pra reta dos boxes. As marchas foram subindo, a velocidade também e depois eu soubera que chegamos a cerca de 253 km/h. Deu uma vontade louca de gritar dentro do capacete, eu curtia aquele momento como se fosse o último, o único!


Esse do Senna, agora completo e de novo a reta oposta. De novo os freios funcionando perfeitamente. E na curva do Laranjinha tive uma visão que me impressionou: Ricardo mantinha o volante em contra-esterço, uma, duas, três, quatro vezes virado para fazer o contorno perfeito - e acelerando! Tudo isso em questão de segundos até a freada para o Pinheirinho.

Depois de mais alguns metros e a adrenalina a mil, fui despertado do sonho. Tomamos o rumo dos boxes e encostamos na garagem. Saí tropeçando na barra anticapotagem, mas com um puta sorriso debaixo do capacete. Minha expressão de felicidade era nítida e todos os pilotos vinham me perguntar.

"E aí, gostou?"

Respondi a todos, sem exceção, que fora uma experiência incrível. E que nunca mais ousaria criticar nenhum deles - afinal, vendo do ângulo dos próprios pilotos é que se tem noção do quanto é difícil andar com um Porsche em Interlagos - coisa para poucos.

O amigo Luiz Alberto Pandini, o grande Panda, resumiu tudo numa frase. "O seu rosto está iluminado!"

E confesso - dormi um sono ótimo e não parei de pensar nessa volta em alta velocidade até acordar e voltar no sábado para a pista onde realizei meu sonho de toda a vida.

18 comentários:

Anônimo disse...

SENSACIONAL !! (o fato em si e o modo como você o descreveu).

Parabéns cara, você merece. Isso que foi um verdadeiro sonho que se tornou realidade.

Agora podemos partir para um próximo passo: sua entrada na Porsche Cup. Já pensou você correndo pra valer e depois comentando as provas ? Ahaauheuhaha

Mais pro futuro você poderia correr de Stock V8 ! O problema é que ficaria meio difícil você correr e comentar a corrida ao mesmo tempo... Aahahaha

Depois você pode ir para a NASC... acho que é melhor parar por aí.

T+

Inez disse...

Que coisa linda que é realizar um sonho. Me uno a você nessa alegria e até posso ver esse sorriso de puro extase...bom demais né? Parabénssssss

Anônimo disse...

Puxa fico contente em ver que realizou seu sonho... Ficou ate bonitinho de macacão, kakakakakaka... Mandou bem Rodrigão, sucesso pra vc meu anjo....

Anônimo disse...

Rodrigo,

Senti, o que defino como inveja saudável, gostaria de tambem ter uma experiencia dessas, mas fico feliz por alguem que tenha a mesma vontade, conseguir realizá-la e estávamos lá minutos antes batendo o melhor papo para quem gosta de carros e competições. Parabéns.

Anônimo disse...

A vida só existe em função dos sonhos... Aquele que não sonha não vive...
E quando conseguimos realizar este sonho ficamos assim, em êxtase, em estado de graça, como você ainda está...
E eu puder ver mais de perto esta emoção!!
Obrigada por isto, por este momento importante da sua vida!
Sei que muitos outros virão e você conseguirá realizá-los!
Parabéns, você merece!
Que Deus continue iluminado os seus caminhos!!!

Beijo grande

Anônimo disse...

Caraca!Que maravilha Mattar!
Parabéns vc merece,fiquei muito impressionado lá no Farnel dia 15 ,vc sabe de tudo ,um verdadeiro apaixomado pelo automobilismo ,principalmente o brasileiro,suas historias e detalhes.
Pela foto dá pra ver sua alegria !
O duro dizem,é que o virus pega!
Ai..ai!

Jonny'O

Anônimo disse...

Tenho quase certeza que depois dessa “experiência radical” o nosso distinto jornalista vai querer participar da brincadeira novamente, só que protagonista dessa vez.

Parabéns por realizar esse sonho que é algo que nós também gostaríamos de realizar.

PS: a próxima missão é andar de Nascar em Talladega com o Dale Jr.? rsrsrs Abraços

Anônimo disse...

Sei não Walace, encarar Talladega é pancada ,será que o Mattar encara?

Jonny'O

Anônimo disse...

olá
agora sim! vc está onde sempre deveria estar!!
fiquei orgulhosa, feliz, encantada.
não te digo que sonho bem sonhado se torna realidade, meu lindo?
imprimi a foto do dublê de piloto.
agora além de meu jornalista preferido, vc é meu dublê de piloto favorito.
a próxima foto quero ver vc no pódio.
o que posso fazer pra colocar vc lá?
muitos bjs.
georgia

Liana Mautoni disse...

Rodrigo

O teu entusiasmo pelas coisas que você ama é algo impressionante. Você é um cara de garra, batalhador, guerreiro e o teu sucesso, vem com a mesma velocidade que você experimentou, nesta melhor sexta-feira da tua vida. Prepare-se então, para toda a adrenalina que o futuro te reserva!
Fique sabendo que estarei daqui, torcendo por você, vivendo tuas alegrias e te gostando cada vez mais.
Um beijo neste teu lindo coração.
Liana

Luly disse...

É bom ser criança de novo por uns minutos e viver intensamente as coisas. Muito legal! Dá pra sentir a emoção na maneira que vc descreveu.
Agora falta pilotar de verdade!! rs

Beijos,
Luly.

Anônimo disse...

Mattar, uma das matérias obrigatórias para todos os jornalistas especializados, tanto os competentes e apaixonados como vc como para os simplesmente "curiosos", deveria ser uma experiência como essa: andar em um carro de competição, ao lado de um piloto profissional. Além de ser didática, serviria como parâmetro da próxima vez que o indigitado escriba resolvesse criticar os outros pilotos. Desta vez, com conhecimento de causa. Parabéns pela experiência. Cara, você viu "a luz". Abs

Victor Menezes disse...

Demorou, mas chegou, hein? Parabéns Mattar!

Anônimo disse...

Oi Rodrigo, Parabens cara
queria estar para ter essa mesma sensação de dár uma volta com um carrão!

Um abraço Rodrigo
Deivison

Anônimo disse...

Parabens Rodrigo,

Porschão preto lindo e agora vc sabe que além de lindo o bichão anda uma barbaridade !!!!! hehehe

uma experiencia dessa realmente pode ser descrita como uma daquelas que mudam sua perspctiva, agora vc sabe como é estar "lá".

abraço

Anônimo disse...

É, caro amigo. Esses sonhos, de vez em quando, se concretizam. Fica até difícil acreditar, né?

Não imagino o que seja ver um Porsche chegar a 253km/h do lado de dentro do pára-brisa. Mas confesso que umas poucas voltas de kart no ano passado, na Granja Viana, já foram suficientes para me dar uma boa noção do que é ser um piloto. Eita troço bom...

Agora te pergunto: já imaginou como seria esta brincadeira com uma habilitação?

Abração
Grün

Anônimo disse...

Caraca Rodrigo,

pela falta de posts nesses dias ou é muito trabalho ou ainda está nas nuvens hehehehe.

abraço

Anônimo disse...

vc merece muito rodrigo,que venha agora voltas de outras categorias ne? quem sabe uma volta em um stock
alias la e quente pra dedéu